Coordenador do Fórum dos moradores

de Botucatu e sobre o EC Inca: Egydio Coelho da Silva

FÓRUM S/DE MORADORES DE BOTUCATU E S/ INCA F.C. EM 14 DE JANEIRO 2013

De: Ana Paula.

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum dos moradores de Botucatu e s/EC Inca.

(Referente a familia Pires de Campos), O vovo morava na rua Curuzu, em Botucatu.

 

FÓRUM S/DE MORADORES DE BOTUCATU E S/ INCA F.C. EM 25 DE FEVEREIRO 2013

De: Erick Facioli.

Cidade: Botucatu. Estado: SP. País: .

Para: Fórum dos moradores de Botucatu e s/EC Inca.

Ex-goleiro João Marcos
Olá Egydio.
Meu nome é Érick Facioli, sou jornalista e assessor de imprensa da Associação Atlética Botucatuense (AAB). Estou escrevendo a biografia do ex-goleiro do Palmeiras, Grêmio e Seleção Brasileira, João Marcos.
Com o objetivo de enriquecer o livro, gostaria de saber se é possível contarmos com uma declaração sua sobre o ex-jogador. Pode ser alguma lembrança, algum fato importante ou mesmo sobre a ajuda que vc deu a ele, pois vamos falar sobre essa fase difícil no livro também.
Se puder me ajudar eu agradeço. Meu email é reporterfacioli@gmail.com.
Abraço
Prezado Erick,

Tudo que sei sobre meu sobrinho João Marcos se encontra nas páginas abaixo na Internet:

http://www.ajorb.com.br/inca-forum.htm; http://www.ajorb.com.br/inca-index.htm  ; http://www.ajorb.com.br/incafa-1963-jmarcos.htm ; http://www.ajorb.com.br/inca-joaomarcos.htm

Quanto ao tê-lo ajudado, na verdade, tenho remorso pelo que não fiz, pois hoje percebo que eu poderia sim tê-lo ajudado muito e não fiz.

O auge da carreira de João Marcos foi o longo período que ele foi goleiro do Noroeste de Bauru.

Mas como é sabido, os jogadores somente conseguem visibilidade em termos de contrato com grandes clubes e de oportunidade de ser convocado para a Seleção Brasileira quando atuam em grandes clubes.

Recordo-me que João Marcos chegou a me convidar para ser seu empresário quando atuava no Noroeste. A mim soou muito estranho porque eu nunca tive atividade relacionada ao futebol profissional e acho que, na época, até não entendi bem o que ele pretendia. Pareceu-me até que ele quis ser simpático comigo, me propondo atividade que não era de minha competência.

Hoje, sei que eu poderia sim tê-lo ajudado, pois sou jornalista e edito desde 1976 o Jornal da Bela Vista, do Bixiga, em São Paulo, que é reduto de palmeirenses, alguns eram até conselheiros do Palmeiras.

Acredito que se eu tivesse aceito e me empenhado em contatar a direção do Palmeiras e de outros grandes clubes, eu teria sim ajudado muito ao João Marcos, pois quando ele veio para o Palmeiras já estava com 30 anos de idade.

Por isso, financeiramente ele praticamente nada ganhou no futebol, porque suas passagens pelo Palmeiras, pela Seleção e pelo Grêmio foram curtas.

Infelizmente, não adianta me arrepender do que não fiz, pois como definiu um humorista: "viver é desenhar sem borracha."
Sobre o problema que ele teve com alcoolismo, também não tentei ajudá-lo, pois sempre entendi que isso depende da força de vontade de quem tem o problema e me senti impotente em influir.
Acho que, no caso do João Marcos, era hereditário, pois meu irmão, João Costela, também teve um pouco e meu avô materno também.

Mas dos três, me parece que João Marcos o enfrentou e enfrenta com mais galhardia, pois é uma doença que depende do espírito de luta e da força de vontade de quem a tem. As informações sobre o sucesso de sua luta contra esse problema, me têm sido dada por seu tio materno, Hugo Kahil, que vizinho de meu jornal em Assis, Voz da Terra. Hugo tem me dito que ele está bem.

Abs. e espero ter ajudado. Se você desejar mais informações, pode perguntar que procurarei responder. Egydio Coelho da Silva (São Paulo-SP, Brasil)

 

FÓRUM S/DE MORADORES DE BOTUCATU E S/ INCA F.C. EM 07 DE MARÇO 2013

De: Divanil Garcia de Toledo.

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País:Brasil .

Para: Fórum botucatuense e s/EC Inca.

Sou sobrinha de Progresso Garcia, e meus avós, Anna de Toledo, e Emilio Garcia. Garcia, meu pai chamava-se Liberato Garcia de Toledo. Gostaria de saber mais a respeito da casa dos meus avós na rua Curuzu,,desde já agradeço.

 

FÓRUM S/DE MORADORES DE BOTUCATU E S/ INCA F.C. EM 27 DE JUNHO 2013

De: Sydney Castro.

Cidade: Recife. Estado: PE. País: Brasil.

Para: Fórum botucatuense e s/EC Inca.

Li , gostei e lembrei do Inca ,tb sou desse tempo. Assisti varias partidas quando menino do famoso derby. Sete x inca o pau comia no centro o arbitro só levava a culpa voltávamos a pe pelas estradas ate o centro da vila dos lavradores e íamos no bar do Mario spera discutir o jogo uns paravam no bar do Bene perto do hospital para tomar aquela boa cachaça
Vim para o Pernambuco. Recife e estou aqui ha mais de 47 anos
Fiquei feliz em ler os comentários do time que eu vi e aprendi a colocar os pés na redonda. Um abraço. Felicitações.

 

FÓRUM S/DE MORADORES DE BOTUCATU E S/ INCA F.C. EM 28 DE JUNHO 2013

De: Anthemo Feliciano.

Cidade: Botucatu. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum botucatuense e s/EC Inca.

Prezado Egydio, bom dia!
Recentemente criamos um site relacionado a Botucatu e outros. Gostaríamos que fizesse um tour por ele e, se gostar, que nos ajude a divulgar o mesmo. Nele postei parte de meus livros e de minhas revistas, assim como vídeos que fizemos.
Entre e fique à vontade, que a casa é sua.
Obrigado
Anthemo

 

FÓRUM ASSISENSE EM 11 DE NOVEMBRO DE 2013
De: Dagmar Marciliano.
Cidade: Assis. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum Assisense

 

Bom dia Seu Egydio, tudo bem?
Por aqui uma coisa triste: O Hugo Kahil morreu no sábado. Ele estava internado em Botucatu, com colite e teve parada cardíaca. Abraço e boa semana.
Cara Dagmar,
Para mim essa notícia é de uma tristeza elevada ao quadrado e também uma perda inestimável.
Além dos laços familiares que tinha com ele, pois éramos concunhados e tínhamos amizade iniciada em Botucatu na nossa adolescência.

A isso se acrescente que era nosso vizinho aí em Voz da Terra.

Para completar, a ideia genial dele em descobrir espaços ociosos no imóvel, que abriga VT, com entrada pela Rui Barbosa e Fernão Dias, demonstrou visão e competência no exercício de sua profissão de arquiteto.

Graças a ele, hoje a redação e administração estão juntas em lugar bem arejado e próximas à gráfica, o que é, evidentemente, muito mais eficiente e produtivo, inclusive com estacionamento para uma dezena de veículos.
É pena, pela perda não só do amigo mas também pela figura humana de um arquiteto, músico, que entendia e sabia tudo sobre arte e estética.

E perdemos a certeza de que teríamos um projeto bem elaborado para instalarmos um Shopping Cultural com a entrada pela Rui Barbosa.

É pena, pois, ele já havia se comprometido a elaborar este projeto. Abs.Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM ASSISENSE EM 19 DE NOVEMBRO DE 2013
De: Marleni Pedro Ribeiro.
Cidade: Assis. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum Assisense

 

Também senti muito a perda do Hugo kahil, pela pessoa, e pelo trabalho musical que ele fazia na cidade. Aquele coral lindo que abrilhantava os casamentos, com aqueles bumbos que faziam o coração da gente bater forte, e ativar nossas emoções. Que ele esteja em bom lugar. Meus sentimentos a Sueli Piloto, e toda familia. Marleni Pedro Ribeiro.

 

FÓRUM S/DE MORADORES DE BOTUCATU E S/ INCA F.C. 20/DE NOVEMBRO/2013

De: Mônica Farias Kahil.

Cidade: Botucatu. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum botucatuense e s/EC Inca.

Olá! Sr. Egydio,
Obrigada por ter enviado este fórum para acompanhar um pouco mais sobre a Cidade do meu pai e Família.
Grande perda para nós o passamento do Tio Hugo, mas fico tranquila em saber que descansou. Estava bem doente e não aceitava essa situação, nem seu tratamento, o que acabava por lhe trazer mais sofrimento. Na verdade, saia do Hospital e não seguia o tratamento adequadamente. Descansou.
Um forte abraço.
Mônica Farias Kahil

 

FÓRUM S/DE MORADORES DE BOTUCATU E S/ INCA F.C. EM 26/DEZEMBRO/2013

De: Divanil Garcia de Toledo.

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País:Brasil .

Para: Fórum botucatuense e s/EC Inca.

Senhor Egydio, eu sou filha de Liberato Garcia de Toledo, sobrinha do falecido Progresso Garcia, portanto, como a casa onde, meu tio morou, que pertencia aos meus avós, Emilio Garcia e Ana Garcia de Toledo, ficou de herança para os filhos, que hoje são todos falecidos, apesar de se passarem quarenta anos, jamais recebi algo pertencente ao meu pai. Minha casa nem coluna tem, cheia de cupins, e com perigo de ruir, perdoa me por dizer-lhe que sinto muita tristeza e o inventário já dura quarenta anos, estou com câncer e tenho 67 anos, vou morrer sem receber um tostão da parte pertencente ao meu pai. Como nada possuo, não tenho condições de requerer meus direitos, peço desculpas pelo desabafo, e que Deus nos ajude a todos, obrigada pela atenção.
Se alguém souber do inventário, por favor, me avisem desde já, grata.

Prezada Divanil,
Parece-me que se informar sobre o inventário é fácil. Qualquer pessoa interessada que for ao Fórum de Botucatu terá acesso ao processo. Como já dura 40 anos, provavelmente está em litígio. Talvez algum advogado que participa deste Fórum possa ajudá-la e informar o que se passa.
Vamos aguardar.

Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM S/DE MORADORES DE BOTUCATU E S/ INCA F.C. EM 11/FEVEREIRO/2014

De: Roberto Felix de Melo.

Cidade: Botucatu. Estado: SP. País:Brasil .

Para: Fórum botucatuense e s/EC Inca.

 

Clique no link abaixo, onde o Armando Delmanto pede providências para preservar a estação de Botucatu.

FÓRUM S/DE MORADORES DE BOTUCATU E S/ INCA F.C. EM 16/FEVEREIRO/2014

De: Cilea Lima.

Cidade: Botucatu. Estado: SP. País:Brasil .

Para: Fórum botucatuense e s/EC Inca.

 

Vejam a matéria que o jornal Acontece publicou sobre o goleiro João Marcos:

"O botucatuense João Marcos Coelho da Silva, aos 60 anos de idade, que foi um grande goleiro do futebol brasileiro, terá sua vida imortalizada em um livro que está sendo escrito pelo jornalista Erick Facioli. Nessa obra literária ele conta como foi sua trajetória no futebol, vida pessoal e muitas histórias de bastidores.
Na adolescência, depois de jogar em alguns times da Cidade, ao 17 anos foi fazer testes no juvenil do Guarani de Campinas e lançado ao profissional em 71, transferindo-se, em 75 ao São Bento de Sorocaba, por empréstimo. Em 76 foi transferido ao Noroeste de Bauru e mais tarde para o América de São José de Rio Preto. Em 1979, o jogador foi para o Palmeiras, clube que defendeu até 83, quando passou a atuar pelo Grêmio, onde encerrou a carreira em 86.
Pela seleção brasileira, o ex-goleiro recebeu suas primeiras convocações, em 1983, pelo então técnico Carlos Alberto Parreira. No ano seguinte voltou a ser chamado para defender a seleção, pelo técnico Eduardo Antunes Coimbra, atuando sua única partida pela camisa amarelinha, em um jogo contra o Uruguai, em Curitiba, vencendo pelo placar de 1 a 0.
O ex-jogador que, atualmente, tem uma escolinha de futebol na Associação Atlética Botucatuense (AAB) tem três filhos e é o 16º goleiro a atuar mais vezes pelo palmeiras (82 jogos). O também, ex-goleiro palmeirense, Sérgio, afirmou João Marcos foi um dos responsáveis pela decisão de tornar-se goleiro. João Marcos e Leão eram os ídolos de Sérgio, quando criança. Devido a um conselho do ex-goleiro Leão, João Marcos acreditava que quanto mais vistoso um uniforme, melhor, pois desta forma, os atacantes chutarão em direção ao goleiro.

 


“A ideia é mostrar que o nosso João Marcos foi um dos maiores goleiros do Brasil nos anos 70/80, defendendo grandes times e a Seleção Brasileira e como era seu dia a dia dentro e fora do campo. Coletamos muitas informações com próprio João Marcos com pessoas que conviveram em sua fase áurea como jogador de futebol”, comentou Facioli que ainda está estudando o nome para o livro.
Para João Marcos ter a vida contada em um livro é gratificante. “Quero agradecer a iniciativa do Erick (Facioli) que teve a ideia do livro e espero que ele seja útil e sirva de exemplo para a juventude, pois mostra que o futebol tem seus altos e baixos e muitas vezes o jogador passa por problemas pessoais e tem que superar as adversidades”, disse João Marcos, que teve um sério problema para se livrar do alcoolismo. “Estou muito feliz em poder contar um pouco de minha história”, complementou.

 

FÓRUM S/DE MORADORES DE BOTUCATU E S/ INCA F.C. EM 20/FEVEREIRO/2014

De: Divanil Garcia Toledo.

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País:Brasil .

Para: Fórum botucatuense e s/EC Inca.


Senhor Egydio,
Fiquei sabendo que venderam o terreno, que pertencia aos meus avós paternos, Emilio Garcia Garcia e Ana de Toledo e fizeram um estacionamento; estou deveras triste.

Meu pai, Liberato Garcia de Toledo nasceu e cresceu em Botucatu, cidade que visitei ao visitar minha avó Ana de Toledo, amei muito essa cidade brasileira. abraços.

 

FÓRUM S/DE MORADORES DE BOTUCATU E S/ INCA F.C. EM 25/FEVEREIRO/2014

De: Denise Lemos de Andrade.

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País:Brasil .

Para: Fórum botucatuense e s/EC Inca.

 
Procuro parentes/descendentes/amigos de Lazaro Bernardino (Lazinho Bernardino); Martin Bernardo (falecido 07/46) casado com Laura Pedro... soube q alguns membros da familia moraram em Botucatu, por volta d 1950-1955. Agradeço muito se puder me ajudar! Abraços!

 

FÓRUM S/DE MORADORES DE BOTUCATU E S/ INCA F.C. EM 20/MAIO/2014

De: Paulo Antunes.

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País:Brasil .

Para: Fórum botucatuense e s/EC Inca.

 

Prezado Jornalista,
Escrevo para indagar se o senhor possui informações sobre a empresa Emilio Pedutti que no passado foi um grande exibidor e proprietário de cinemas em diversas cidades da região, e ao que consta também em Assis. Parece que ele também distribuía os filmes para cinemas que não faziam parte de sua rede. Esse parece ser o caso do Cine Oasis, que foi de propriedade de meu sogro, em Ibirarema. Isso tudo foi há muito tempo, nos anos 50 e 60 do século passado. Mas estou pesquisando para escrever algo (um ensaio histórico, talvez) sobre os Pedutti e fazer o link com o cinema do meu sogro, e com a atuação de outras pessoas que trabalharam pelo cinema nos tempos em que o cinema era uma grande diversão popular.
Sds,
Prezado Paulo,

Em Botucatu, na minha infância e adolescência a nossa principal diversão eram os cinemas do Pedutti, Paratodos e Cassino. Quando cheguei em Assis, já com 28 anos de idade, em 1962, lá também havia um cinema do Pedutti.

Se me lembro o nome completo dele era Emílio Pedutti e foi uma pessoa muito mais importante, senão a mais importante, na década de 1950 em Botucatu . Participava intensamente da vida social e política de Botucatu e foi, inclusive, prefeito da cidade. Há quem diga que foi o melhor prefeito que Botucatu já teve.

Mas, acho que no final de seu segundo mandato sofreu oposição ferrenha do radialista Plínio Paganini e, pelo que me lembro, teve muita dificuldade em enfrentar o radicalismo oposicionista do radialista e se mostrou cansado da política e a abandonou.

É o que me lembro de Emílio Pedutti.

Abs. Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM S/DE MORADORES DE BOTUCATU E S/ INCA F.C. EM 27/AGOSTO/2014

De: Wilson Alves.

Cidade: Boituva. Estado: SP. País:Brasil .

Para: Fórum botucatuense e s/EC Inca.

 

Minha família é toda da região de Botucatu. Meu Bisavô Antônio Carlos Alves Porto foi casado com Bárbara, irmã do Cel Manoel Luiz dos Santos.
Gostaria de saber se o Sr. tem algumas referencias deles e seus descendentes. Gostaria de saber se o senhor tem alguma história sobre a Fazenda Sete Guarantãs. Obrigado.

Prezado Wilson,

Infelizmente não tenho informações sobre seus parentes citados, nem mesmo sobre a Fazenda Sete Guarantãs.

Espero que algum participante deste Fórum tenha e possa ajudá-lo.

Abs. Egydio Coelho da Silva

Clique aqui para ver as mensagens anteriores

Fale com Egydio Coelho da Silva (via internet de qualquer comutador)

ou

Participe e/ou fale com o coordenador deste Fórum (por email)

(Não esquecer de escreve o nome completo e a cidade de onde envia o email)

*Quando não consta a cidade, de onde o email foi enviado, é porque o participante se esqueceu de indicar.

Volta a página inicial

Fotos: João Marcos e Inca

* Para receber as mensagens por email, a medida que chegam a este Fórum, gratuitamente ou participar deste fórum,

Clique aqui e fale com Egydio Coelho da Silva

email:

vtmv@monteverdemg.com.br

 

Se você não mais quiser receber este tipo de mensagem ou a estiver recebendo em duplicata, favor CLICAR AQUI e enviar email para Egydio Coelho da Silva email vtmv@monteverdemg.com.br que tirarei seu email da minha lista de endereço eletrônico.


Observações para o bom funcionamento

deste fórum


São objetiovos desde fórum:
1) resgatar a memória histórica recente de Botucatu e do Esporte Clube Inca, clube que há mais de 50 anos praticou o futebol amador, graças principalmente ao seu fundador, João Coelho da Silva Filho (João Costela).
2) Servirá também para troca de mensagens entre botucatuenses, residentes em Botucatu, no Brasil e no exterior.
3) Neste Fórum também se discutirá tudo que se relacione com os problemas da cidade e melhoria da qualidade de vida de todos os botucatuenses.

4) Ampliar a amizade entre os participantes.
5) Localizar botucatuenses espalhados pelo mundo.

Egydio Coelho da Silva