HISTÓRIA DO BAIRRO DO BIXIGA                   Egydio Coelho da Silva PÁG.

Mensagens mais recentes no final da página (Ctrl+end)

HISTÓRIA DO BAIRRO DO BIXIGA NOTÍCIA EM 22-AGOSTO-2.003

Mensagens recentes no final da página

 

A CARA DE SÃO PAULO

Projeto prevê oficialização do bairro do Bexiga
Por iniciativa da vereadora Myryam Athie (PPS), o tradicional Bexiga (ou "Bixiga"), hoje uma área indefinida encravada no bairro da Bela Vista (em torno das ruas Santo Antonio, Treze de Maio, Conselheiro Ramalho e Major Diogo), passará a ser reconhecido oficialmente como bairro de São Paulo. 
Com isso, todos os planos, programas e projetos destinados à preservação da memória urbana, intervenção, fomento ou recuperação urbanística da área do Bexiga, passam a obedecer a delimitação territorial estabelecida neste projeto. Tal medida garante também a manutenção da identidade local sobre o remanescente arquitetônico e urbanístico do bairro, representado pelos antigos casarões e pelo seu traçado peculiar. 
Pelo Projeto de Lei 495/03, de Myryam Athie, o bairro do Bexiga abrange o perímetro localizado entre a avenida Brigadeiro Luis Antonio e as ruas Ribeirão Preto, Rocha, Almirante Marques Leão, Lourenço Granato, avenida Nove de Julho, Praça da Bandeira, avenida Vinte e Três de Maio, ruas Jaceguai, Humaitá, Pio XII, Treze de Maio e rua do Bexiga. 
"Ao oficializar o bairro do Bexiga (ou o "Bixiga" dos saudosos Armandinho e Adoniran Barbosa), nós estamos garantindo a preservação da memória da cidade e da cultura popular, além de reforçar os laços básicos da composição da cidadania", explica Myryam Athie.
"O Bexiga sobrevive hoje da exploração turística das suas edificações características e da sua própria tradição, traduzida, por exemplo, pelas cantinas italianas que ainda marcam profundamente o imaginário do bairro, assim como pelos velhos cortiços, herança das famílias de imigrantes que ocupavam os imóveis tanto para abrigar seus conterrâneos como para melhorar a renda por meio do aluguel de quartos".

Todos os bairros paulistanos

A idéia da vereadora é ainda mais ambiciosa: além de, num primeiro momento, criar o bairro do Bexiga, que inexiste legalmente, ela vai propor que sejam constituídos formalmente e oficializados todos os demais bairros de São Paulo. Isto porque a Lei Orgânica do Município não faz menção à figura dos bairros. 
"Com a ausência na Lei Orgânica de matéria que trate das relações mais intensas que se formam em termos de vizinhança, da qual o bairro é o seu mais lídimo representante, faz-se necessária a introdução de um instrumento legal que condicione a atuação do poder público, não permitindo que projetos específicos venham a modificar essa unidade de vizinhança", afirma Myryam Athie. 
Portanto, a regulamentação do bairro do Bexiga é só o primeiro passo. Está programada para 15 de setembro, no plenário da Câmara Municipal, a realização de um grande seminário sobre o planejamento dos bairros, com a participação, entre outros, do renomado urbanista Cândido Malta e de inúmeras entidades representativas - de sociedades amigos de bairro e conselhos comunitários à AJORB - Associação dos Jornais de Bairro de São Paulo, que estará representada pelo seu presidente, Egydio Coelho da Silva - ele próprio um historiador do bairro do Bexiga (veja em http://www.ajorb.com.br/historiadobixiga.htm), e todos os demais filiados num painel específico sobre a imprensa regional. 
CONFERÊNCIA DOS BAIRROS
Myryam Athie promove seminário na Câmara
Debater o planejamento dos bairros, os critérios e estratégias para o seu desenvolvimento, a história e a cultura local. São esses os principais objetivos do evento programado para 15 de setembro pela vereadora Myryam Athie (PPS), em parceria com urbanistas, geógrafos, historiadores, associações comunitárias e a imprensa regional.
Também o próprio conceito de bairro será discutido. "Por mais importante que os bairros sejam na formação da cultura urbana e no sistema de referências da população, São Paulo não possui até hoje uma definição do seu conceito nos principais documentos urbanísticos, como a Lei Orgânica do Município ou o Plano Diretor Estratégico", afirma Myryam Athie.
Para corrigir esta omissão, a vereadora e líder da bancada do PPS Myryam Athie, além de promover a "Conferência dos Bairros", está propondo uma emenda à Lei Orgânica para introduzir uma definição que subsidie a manutenção da paisagem urbana, da cultura e da memória dos bairros paulistanos.
"Essa definição do conceito de bairro é importante também no aspecto administrativo, principalmente com a introdução das subprefeituras, que devem assimilar essas regiões não apenas com referência à funcionalidade da administração, mas também à manutenção de uma unidade urbanística-cultural", explica a vereadora.
O seminário será dividido em quatro temas específicos:
1) História dos bairros de São Paulo e critérios técnicos para a definição do seu conceito
Esta mesa será coordenada pelo professor Francisco Scarlatto, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; e Nelly Candeias, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.
2) Planejamento dos bairros 
O tema será debatido pelo urbanista Cândido Malta Campos Filho, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; e moderado pelo professor André Martim, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
3) Imprensa regional e jornais de bairro
A coordenação dos debates, com a participação de representantes de todos os jornais de bairros paulistanos, será feita pelo jornalista Egydio Coelho da Silva, presidente da Ajorb (Associação de Jornais de Bairro de São Paulo), diretor do Jornal da Bela Vista e historiador do bairro do Bexiga.
4) Associações de defesa dos bairros
Mesa técnica coordenada pela economista Fernanda Bandeira de Mello, presidente do Movimento "Rebouças Viva", e composta por representantes das mais diversas entidades comunitárias, associações de moradores e sociedades amigos de bairro.

SEMINÁRIO SOBRE "HISTÓRIA E PLANEJAMENTO DOS BAIRROS NA CIDADE DE SÃO PAULO"
Data: segunda-feira, 15 de setembro
Horário: das 9h às 12h / das 14h às 18h

HISTÓRIA DO BIXIGA  EM  16 DE SETEMBRO DE  2003

Email recebido 

De: Patrícia - patricia@dexpo.com.br
Cidade: São Paulo Estado: SP - País: Brasil

 

Bom Dia Sr. Egydio, me chamo Patrícia e estou cursando o 4º Semestre de Jornalismo.
Estou fazendo um trabalho jornalístico e preciso produzir uma matéria, o tema escolhido por mim e meu grupo foi o Bexiga: Cultura e Lazer em um bairro histórico.
Gostaria de entrevista-lo afim de saber mais detalhes sobre a pesquisa que o Sr. desenvolveu ao londo dos anos e o motivo que o levou a pesquisar sobre o Bexiga.
Sei que o Sr. é diretor do Jornal da Bela Vista e assim como eu um dia foi aprendiz e saia atrás de fontes precisas para que seu trabalho fosse reconhecido como uma boa reportagem. E é assim que quero proceder, ao longo da minha caminhada jornalística.
Aguardo sua resposta espero que positiva. Atenciosamente, Patrícia - fone: (011) 4195-9275 cel: (011) 9660-7835

Patrícia,
Acho que o mais prático seria você me enviar as perguntas por escritos e por email. Responderei as que souber.
O motivo de eu fazer a pesquisa foi porque decidi contestar uma data de fundação do bairro muito antiga e então resolvi pesquisar e constatei que o Bixiga, mescla de cultura italiana com outras nacionalidades, nasceu quando a antiga Chácara do Bexiga foi loteada. E esta data, 01 de outubro de 1.878, hoje é Lei e foi aceita pela comunidade.
Att.
Egydio Coeho da Silva

 

HISTÓRIA DO BIXIGA  EM  17 DE SETEMBRO DE  2003

Email recebido 

De: Patrícia - patrícia@dexpo.com.br
Cidade: São Paulo Estado: SP - País: Brasil

 

Boa Tarde Egydio tudo bom!
Formulei algumas perguntas, espero que você consiga responde-las.
Desde já agradeço por sua atenção.
1) Patrícia: Quanto tempo levou para a conclusão de sua pesquisa?

ECS: A pesquisa inicial demorou mais ou menos uns três meses, quando escrevi um resumo da história do Bixiga. Mas, na elaboração do livro, ainda não concluí. Aliás, falta muito ainda.
2) Patrícia: Qual a importância de sua pesquisa para a comunidade italiana e todos os que fazem parte do Bixiga?

ECS: Acho que é importante porque todos nós gostamos de saber as nossas origens e a história de uma comunidade é de grande valor cultural.

3) Patrícia: Para você é mais pessoal Bexiga ou Bixiga?

ECS: Eu utilizo a denominação Bexiga, para o Bexiga antigo, que existiu antes do loteamento, cujo marco é 01 de outubro de 1.878. E Bixiga para o bairro que se iniciou a partir desta data, o qual foi ocupado por uma maioria de italianos.
4) Patrícia: O que você acha do projeto de lei 495/03 da vereadora Myryam Athie que quer regulamentarizar o Bixiga como bairro, pois até o momento ele é um sub-distrito da Bela Vista.

ECS: Eu entendi que o projeto da vereadora tem o objetivo de denominar Bixiga, o bairro histórico ( Veja o mapa do Bixiga e da Bela Vista em /www.ajorb.com.br/hb-mapa%20da%20BV.htm ), que não é oficializado, aliás bairro nenhum em São Paulo é oficializado. A idéia, que a vereadora me transmitiu, é que seu projeto objetiva denominar oficialmente em Lei todos os bairros de São Paulo, começando pelo Bixiga. 

Achei válido e importante, pois, existe essa omissão imperdoável, que faz com que se perca a memória histórica e cultural dos bairros de São Paulo. Sub-distrito é uma divisão jurídica, isto é, as pessoas que nascem, casam e morrem são registradas nos cartórios dos respectivos sub-distritos. A Bela Vista é um sub-distrito, que vai da Praça das Bandeiras até a Alameda Jaú e o Bixiga se localiza dentro da Bela Vista. É menor do que o sub-distrito da Bela Vista.
5) Patrícia: Quais as melhores cantinas, bares e teatros existentes no Bixiga na sua opinião?

ECS: Não tenho essa informação quanto a classificação das cantinas, bares e teatros como melhores ou piores. 
6) Patrícia: Quais são as outras nacionalidades mescladas nesse local histórico?

ECS: Brasileiros, portugueses, alemães, negros, espanhóis, árabes.
7) Patrícia: Você reside no bixiga ou o freqüenta constantemente?

ECS: Hoje não resido no Bixiga. Morei 13 anos na Rua Francisca Miquelina e três anos na Praça dos Franceses (Rua dos Franceses).

Mas meu universo psicológico é o Bixiga e com ele estou envolvido há mais de 30 anos. Talvez mais, pois, minha mulher, quando éramos namorados e noivos, morava no edifício Sérgio. Eu a namorava andando pelas ruas do bairro, freqüentando suas cantinas, teatros, bares.

Acho que o envolvimento das pessoas com a comunidade não se mede pelo bairro onde se dorme. Há muita gente, que dorme no Bixiga e Bela Vista e não tem nenhuma participação no bairro; outras, porém, não moram no bairro, mas estão envolvidas com o bairro, estes são os verdadeiros bixiguenses.
8) Patrícia: Você saberia me informar qual o índice de criminalidade da região? Se existe muitos assaltos? Pois até onde sei o Bixiga é um local bastante movimentado.

ECS: Não tenho essa informação. Na verdade, o crime aumentou em todos os lugares do Brasil e em todos os bairros de São Paulo. Mas acho que no Bixiga o crime ainda é proporcionalmente menor, pois, há no bairro um Conseg - Conselho de Segurança muito atuante.
9) Patrícia: Qual local você indicaria como parada obrigatória a quem visitar o bixiga?

ECS: Escola de Samba Vai-Vai, Museu do Bixiga, Igreja Aquiropita, Feirinha de Artesanato na Praça Dom Orione, Teatro Sérgio Cardoso e TBC. A vida noturna (cantinas, restaurantes, boates) oferecem muitas opções a quem visita o bairro. 
10) Patrícia: Em suas pesquisas existe algum fato curioso ou que lhe marcou? (Por exemplo história de algum morador ou fundador)?

ECS: A história do Bixiga é cheia de fatos curiosos, a começar pela lançamento da pedra fundamental de um hospital (levada em padiola até o o local "onde deveria ser lançada") por Dom Pedro II, em sua terceira visita a São Paulo, data essa escolhida para marcar o nascimento do bairro. 

E o próprio hospital que nunca foi construído. E o terreno do Bixiga que foi grilado pelo seu proprietário e realmente pertencia a outra pessoa, Tomaz Luiz Álvares.
11) O Bexiga é mesmo o recanto da boemia?

ECS: Sim, como diz a letra do samba: "Quem nunca viu o samba amanhecer, vai no Bixiga para ver". A vida noturno no bairro é muito intensa.

HISTÓRIA DO BIXIGA  EM  27 DE OUTUBRO DE  2003

Email recebido 

De: Wilson Bispo

Cidade: São Paulo Estado: SP - País: Brasil

 

 Entrevista sobre o bairro do Bixiga
Prezado Sr.Egydio,
 Sou aluno de jornalismo e estou desenvolvendo um projeto de jornal de bairro. Por ter crescido e me criado na região, sugeri o Bixiga.Uma de nossas pautas é de tentar definir onde é Bixiga e onde é Bela Vista. Minhas pesquisas chegaram a conclusão de que o Bixiga não existe,ao menos não oficialmente (correios e sub-prefeitura). Por ser o diretor do Jornal da Bela Vista e por ter pesquisado muito sobre o bairro, acredito ser o mais indicado para poder me auxiliar com as seguintes questões:Se primeiramente o bairro chamava-se Bixiga, quando, como e porquê mudou para Bela Vista? Já que o bairro é Bela Vista, o que é, hoje, o Bixiga e, se ele existe, qual sua área?Não tive acesso para falar com a vereadora que está com o projeto de mudança para o  nome do bairro. Como o Sr. já o fez, minha última pergunta é:Se o nome do bairro mudar, será para Bixiga ou Bela Vista? Se for para Bela Vista, o que acontecerá com o tão tradicional Bixiga? (simbolicamente falando)Agradeço muitíssimo se puder me responder. O fechamento da edição está previsto para daqui duas semanas. Se for de seu interesse saber o que alguns focas escreveram sobre o bairro, será um prazer enviar-lhe um exemplar.Mais uma vez obrigado.
Wilson Bispo
Wilson,

Muitas das perguntas, que você me faz, se encontram no site www.ajorb.com.br/historiadobixiga.htm  inclusive um mapa, onde se delimita a área que seria o bairro do Bixiga e o subdistrito da Bela Vista. 

A mudança do nome de Bexiga para Bela Vista, me parece, se deu em 1.910 (ainda não concluí essa pesquisa), por imposição dos moradores, que não gostavam do nome Bexiga para eles pejorativo na época. Houve inclusive quebra-quebra do bonde na sua primeira viagem ao bairro. É que indicava "Bexiga" e não Bela Vista.

Há uma diferença fundamental: bairro é apenas uma referência e subdistrito é divisão legal. O Bixiga é bairro e a Bela Vista é subdistrito. Abraços. Egydio Coelho da Silva 

 

HISTÓRIA DO BIXIGA  EM  28 DE OUTUBRO DE  2003

Email recebido 

De: Venônica -  VERONYKY@IG.COM.BR

Cidade: São Paulo Estado: SP - País: Brasil

 

 Por que você não coloca como foi a fundação de São Paulo?

 

HISTÓRIA DO BIXIGA  EM  04 DE NOVEMBRO DE  2003

Email recebido 

De: Fernanda Francisco Bexiga - Email: fernandabesciga@hotmail.com
Cidade: São Paulo - Estado: SP - País: Brasil

 Bom dia!
Estava lendo a reportagem sobre o Bairro do Bexiga, e fiquei curiosa em saber se no começo de tudo não tinha algum portugues.  Por que o meu pai é portugues e tem o sobrenome BEXIGA.  Gostaria muito que o senhor me ajudasse a descobrir se tem algo haver.
Muito obrigada pela atenção.
Fernanda

 

HISTÓRIA DO BIXIGA  EM  04 DE NOVEMBRO DE  2003

Email recebido 

De: Beth de Freiras Márcia Teixeira- Email: betizabela@ig.com.br-  Rua Solano Trindade
Cidade: Embu - Estado: SP - País: Brasil

Você tem algum livro que conte a história do bexiga?

HISTÓRIA DO BIXIGA  EM  06 DE NOVEMBRO DE  2003

Email recebido 

De: Márcia Teixeira -  marsharubia@terra.com.br

Cidade: Rio de Janeiro Estado: RJ - País: Brasil

 

 Prezado Senhor
Será que poderia me ajudar a obter informações sobre a antiga Rua Primeiro de Abril ? não sei o ano, porem tudo que puder me enviar, ficarei muito agradecida sinceramente
Marcia Teixeira

 

HISTÓRIA DO BIXIGA  EM  11 DE NOVEMBRO DE  2003

Email recebido 

De: Fabianne - bianemaravilhosa@ig.com.br

Cidade: São Paulo -  Estado: SP - País: Brasil

 

 A vila de são vicente
 Eu queria saber se o Sº tem alguma materia sobre a Vila de São Vicente

Emails recebidos durante o ano de 2003

Página inicial da história do Bixiga e de São Paulo antigo

Fale com o autor

 

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção desta página na internet

 

Green Village Hotel

Green Mountains Hotel 

Monte Verde-MG

 

Em Monte Verde - clique aqui ou no logotipo abaixo de saiba tudo sobre os hotéis:


 
RESERVAS EM SÃO PAULO: (0XX11) 3258-9898 Fax: (0XX11) 3256-0287.