Família Coelho da Silva

 

Parentes também, ascendentes, com sobrenomes: Gonçalves e Figueiredo, e descendentes com os sobrenomes: Norberto, Delgado, Gouveia, Lima e Praça.

Coordenador do Fórum desta família: Egydio Coelho da Silva

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 06 DE SETEMBRO DE 2006

De: Júlio Óscar de Carvalho Pereyra

Cidade: Avanca. Estado: . País: Portugal.
Para: Fórum de família
.


Caro Egydio,
Estimo que esteja bem. Já há algum tempo que não o contacto, principalmente porque não tenho feito muitas pesquisas nos últimos tempos.
Há dias encontrei em http://janesmonteiro.planetaclix.pt/obraseautores.html  o seguinte:
"HENRIQUE HENRIQUES DE NORONHA - Nasceu na Madeira e morreu em 1730. Além doutros trabalhos menores escreveu em 1700 um Nobiliário genealógico das famílias que passaram à ilha da Madeira, em três volumes, obra fundamental para a genealogia madeirense, que foi publicada no Brasil em 1947 pela Biblioteca Genealógica Latina, dirigida por Salvador de Moia."
Não encontrei esta obra em biblioteca alguma, mas aí creio que será possível encontrá-la. Espero que seja mais uma ajuda.
Também vi o seguinte:
"ANTÓNIO DE BETTENCOURT PERESTRELO DE NORONHA - Escreveu uma Genealogia das famílias da Ilha da Madeira, que está na Biblioteca Nacional de Lisboa (Pombalina 296)". Quando for a Lisboa vou tentar consultar.
De momento é tudo. Até breve, um abraço. Júlio.
Caro Júlio,
Nunca é demais repetir quanto valiosa tem sido sua participação neste Fórum. A obra, que você cita de Henrique de Noronha, publicada no Brasil em 1.947 pela Biblioteca Genealógica Latina, dirigida por Salvador de Moia, é informação valiosa para os participantes,que queiram ajudar nesta pesquisa. Abs. e grato pela participação.
Abs. Egydio Coelho da Silva (São Paulo-SP, Brasil)

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 09 DE SETEMBRO DE 2006

De: Martha Fantecelle

Cidade: Nova Venécia. Estado: Espírito Santo. País: Brasil.
Para: Fórum de família
.


Ao fazer uma leitura rápida dos comentário sobre família Coelho, aparecem os negro como filhos adotivos. Quero informá-lo que tenho algumas amigas e amigos de sobrenome Coelho e são verdadeiramente negros,e, é uma família grande. São pessoas maravilhosas.
Cara Martha,

Comentando a participação de uma pessoa, que enviou mensagem a este Fórum, interpretei que negro, com sobrenome Coelho, seria descendente de ancestrais, que foram filhos adotivos de alguma família com sobrenome Coelho.

A minha suposição é a de que, nas pesquisas feitas na internet sobre nossos ancestrais, não localizei nenhum negro.

De qualquer forma, seria bom que seus amigos negros, com sobrenome Coelho, participassem deste Fórum e nos informassem sobre seus ancestrais. Nosso objetivo nesta pesquisa genealógica é apenas descobrir nossas origens sem preconceito de espécie nenhuma, seja contra negro ou judeu.
Sobre o conceito corrente de que os "judeus novos" teriam adotado sobrenome de animais, inclusive Coelho, entendo que não é verdade, pois a inquisição se deu por volta de 1.400 e os Coelhos já existem deste 1.130 ou 1.160 já com ascendência nobre.
Houve época em que a nobreza oferecia status social. Hoje, felizmente, não.
Mas é muito bom o fato dos primeiros Coelhos terem sido navegadores, ligados à história do Brasil e de Portugal e descendentes de fidalgos portugueses, desde o século X (anos 900), porque isso facilita nossa pesquisa, pois há muito documento sobre a nobreza portuguesa, inclusive na internet.
Abs. Egydio Coelho da Silva (São Paulo-SP, Brasil)
 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 10 DE SETEMBRO DE 2006

De: Fabrício Antenor Pereira

Cidade: Rio de Janeiro. Estado: RJ. País: Brasil.
Para: Fórum de família
.


OLa, eu gostaria de saber,a verdade se Pereira foi um nome usado por cristao novos ou nao.
Caro Fabrício:
Achei no site http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_port.php  a seguinte explicação sobre "Pereira":
"Nome de raízes toponímicas, foi tirado da quinta e couto desta designação, sendo a família que o adoptou por apelido derivada de uma linhagem de remotas e nobres origens.
O ramo primogénito dos Pereiras deu a Casa dos senhores e Condes da Feira, enquanto o secundogénito, com duas bastardias, deu o Condestável D. Nuno Álvares Pereira, pelo que o seu sangue veio a misturar-se com o de todas as famílias reais europeias."

Também o primeiro Pereira, conforme entendi, ainda nesse site teria sido:
"Álvares Pereira de Melo
História
Ramo da Casa de Bragança descendente do senhor D. Álvaro, quarto filho do 2º duque de Bragança, D. Fernando.
Apesar de filho natural do rei D. João I, o 1º duque de Bragança, D. Afonso, não usou apelido de família como era a prática seguida pela Casa Real e o mesmo aconteceu com seus filhos."
Como se vê, ele era filho do décimo rei de Portugal, D. João I, que viveu de 1.356 a 1.433, portanto, não poderia ser cristão novo, isto é, judeu que adotou nome Pereira para fugir às cruéis penas impostas pela "Santa Inquisição" a judeus e muçulmanos que se recusassem a mudar de religião, a qual aconteceu por volta de 1.400.
Abs. Egydio Coelho da Silva (São Paulo-SP, Brasil)

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 17 DE SETEMBRO DE 2006

De: Júlio Óscar de Carvalho Pereyra

Cidade: Avanca. Estado: . País: Portugal.
Para: Fórum de família
.


Caro Egydio
Tenho lido com bastante interesse as mensagens enviadas ao Forum. Há algumas que gostaria de esclarecer, pois nalguns casos tenho acesso a informação mais detalhada.
Li a mensagem da Inês de Almeida Rodrigues sobre os seus antepassados e penso que primeiro ela deve tentar encontrar informação nos registos dos que nasceram aí no Brasil, tendo em conta que o Trisavô, José M.ª Pinto Peixoto deve ter nascido na segunda metade do séc.XIX, o seu Tetravô, o Marechal José M.ª Pinto ( Coelho ) Peixoto deve ter nascido no 1º quartel do mesmo século e o Pentavô no fim do séc XVIII. O sobrenome Peixoto só entrou na famíla Pinto Coelho a partir de Gonçalo Peixoto Pinto Coelho Pereira da Silva ( nasceu em Guimarães em 28.08.1728 ), a quem foi dado o sobrenome do seu avô paterno, Gonçalo Peixoto da Silva. Seria também interessante saber o nome das esposas dos antepassados da Inês, porque não encontro outra justificação para o aparecimento do sobrenome tão cedo na família.

Depois de ter essas informações não deve ser difícil encontrar a ligação com os Pinto Coelho portugueses.

Sobre a mensagem da Martha só posso dizer que não conheço uma única pessoa negra com sobrenome Coelho aqui em Portugal, na minha famíla não há, mas a sua explicação é bastante plausível e os Portugueses nunca foram um povo racista por isso é provável que haja negros e indianos Coelhos, já que há conhecimento de Coelhos terem vivido em África e na Índia.

Quanto à mensagem do Fabrício sobre os Pereiras aqui vai mais uma achega: Os Pereiras têm origem muito antiga e descendem de um D. Mendo irmão de D. Desidério, último rei dos Longobardos em Itália. Passou este D. Mendo à Galiza e casou com uma condessa da casa real de Leão. Um seu descendente, D. Gonçalo Rodrigues, conde de Trastâmara, passou a Portugal no reinado de D. Sancho I, que lhe fez mercê do Couto de Palmeira, passando a chamar-se D. Gonç. Rod. de Palmeira. Casou duas vezes, 1º c. D. Froilhe Afonso de Celanova e 2º c. D. Urraca Viegas de Ribadouro, filha de Egas Moniz, o Aio, e teve extensa prole.
Foi seu primogénito D. Rui Gonçalves Pereira, o 1º que usou sobrenome
Pereira por ser sr. da quinta do mesmo nome, casou com D. Sancha Henriques de Portocarreiro e teve entre outos a D. Pedro Rodrigues Pereira que teve imensa prole dos seus dois casamentos, com D. Estevainha Ermigues Teixeira e D. M.ª Pires de Gravel.
Sucedeu-lhe D. Gonçalo Pereira, o liberal, que casou duas vezes, com D.
Urraca Vasques Pimentel e D. Inês Lourenço Carnes, teve vários filhos dos
quais três foram progenitores de famílias importantes no contexto político
de Portugal:
1 - D. Gonçalo Pereira, primogénito, foi Deão da Sé do Porto e Arcebispo de
Braga. Impediu a batalha de Loures entre D. Dinis e seu filho D. Afonso.
Teve um filho natural, D. Álvaro Gonçalves Pereira, que foi Prior da Ordem
do Hospitalários. Foi pai de 32 filhos de várias mulheres, tendo-lhe
sobrevivido 18, dentre os quais se destaca D. Nuno Álvares Pereira, o
Condestável de D. João I e antepassado dos Reis da Última Dinastia
Portuguesa, da Casa Imperial do Brasil, da Casa Ducal de Bragança e de uns quantos milhares de Portugueses e Brasileiros, eu incluído.
2 - D. Vasco Pereira, conde de Trastâmara, em cujos descendentes se encontra o actual varão, chefe ou representante do nome de família.
3 - D. Rui Gonçalves Pereira, filho natural, antepassado dos Condes da
Feira, cuja varonia se extinguiu no fim séc.XVII e também, entre outras, da
família Pereira da Silva, senhores de Fermedo e vila de Cabeçais, de quem eu sou o actual representante.
Os Álvares Pereira de Melo são descendentes de D. Álvaro, filho segundo de
D. Fernando I, 2º Duque de Bragança. O 1º duque teve dois filhos, D. Afonso, o primogénito, Conde de Ourém e Marquês de Valença, o 1º marquês de Portugal, que faleceu em vida de seu pai e deixou um filho natural, D. Afonso de Portugal, Bispo de Évora por imposição do rei D. João II e progenitor da família Portugal, cujo chefe é o Conde de Vimioso, e o atrás citado D. Fernando I, 2º duque. Pelo atrás descrito fácil é compreender que os Pereiras não são de origem judaica.
Acho que hoje já me estendi demais. Grato. abs. Júlio.
Caro Júlio,
Sendo você um descendente de Pereira (s) era de supor que soubesse bastante sobre esse o assunto. Mas não imaginei tudo isso. Grato e
Abs. Egydio Coelho da Silva (São Paulo-SP, Brasil)

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 17  DE SETEMBRO DE 2006

De: Ignez de Almeida Rodrigues

Cidade: Rio de Janeiro. Estado: RJ. País: Brasil.
Para: Fórum de família.


Sr. Egydio Coelho da Silva:
Agradeço sua orientação sobre os primeiros Coelho e Pinto Coelho ,que,com certeza será muito util para minha pesquisa.

Muito obrigada.Atenciosamente. Ignez de Almeida Rodrigues. (Rio de Janeiro -RJ).:

Cara Inez,

Veja acima a explicação que Júlio Pereira faz sobre os Pinto Coelho. Abs. Egydio.

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 18  DE SETEMBRO DE 2006

De: Oton Pereira

Cidade: ?. Estado: Paraíba. País: Brasil.
Para: Fórum de família.


Passando pelo forum, não deixei de observa que ha dúvidas quanto a origem judaícas de alguns sobrenomes comuns na Iberia, bem gostaria de acrescentar, que primeiro: O fato de todo os sobrenomes que se refiram a animais, plantas e região ser de origem judaica é falsa, pois táissobrenomes já eram comuns antes da converção...agora muitos judeus convertidos ou até mesmo para fugir da inquisição adotaram nomes comuns ao cristão......pesquisas tem relevado algumas preferencias por certos sobrenomes como: Pereira, Coelho, Nogueira, Oliveira, Miranda, Castro.......Mas nada pode ser afirmado como verdade se não se tem provas concretas.....só seria possível se chegar a algum resultado atravez de uma pesquisa genealogica........
Muitos nomes foram adotados por judeus após a perseguição na Iberia, o que nos leva a não descarta a possibilidade de muitos dos sobrenomes comuns aos cristãos também teram sido adotados por judeus...

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 28  DE SETEMBRO DE 2006

De: André Luiz Santos de Oliveira

Cidade: Juazeiro. Estado: Bahia. País: Brasil.
Para: Fórum de família.


Olá!
Parabéns pela página na Internet. Realmente é um parâmetro para as pesquisas em genealogia. Sou estudante, e como tal, estou em busca de informações sobre a família Coelho. Principalmente, no que diz respeito à: A História Política da Família Coelho em Petrolina - PE. Do primeiro representante político, até os atuais. Se puder me ajudar. Desde já agradeço. Obrigado e aguardo respostas.

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 01  DE OUTUBRO DE 2006

De: Márcia Coelho da Silva

Cidade: Lisboa. Estado: . País: Portugal.
Para: Fórum de família.


Caro Sr. Egydio,
Reencaminho a correspondência com o Sr. Virgínio para o seu site, que
afinal, é o site da "nossa" família!
Pelo menos, todos os participantes deste forum, os Coelhos, os Silvas.
Cumprimentos a todos,
E um grande abraço carinhoso para o Senhor Egydio
Eis as mensagens que enviei e recebi do Sr. Virgínio:
"Caro Virgínio,
Tenho estado um pouco afastada destas pesquisas, embora a acompanhar todos os novos integrantes do site do Sr. Egydio Coelho da Silva, o autor o forum onde conseguiu encontrar-me.
Aí, junto com o Sr. Egydio, poderá acompanhar melhor todas as novas informações, inclusive com fotos da família, com as quais identifiquei-me e por isto comecei a escrever. Se me autorizar, reencaminharei seu mail, e, o link para a pagina actualizada é o que s segue http://www.ajorb.com.br/ecs-forum%20da%20familia.htm  Daí, talvez até mesmo possa falar ou reencaminhar nossa correspondência
directamente para o Sr. Egydio e ver o que já se tem dito sobre a "nossa"
família !
Quanto à Felgueiras, como poderá constactar, há um valioso colaborador, o
Sr. Julio Pereyra, que eu recomendo ler todas as informações por ele
fornecidas, antes de encaminhar suas perguntas, e quem sabe não poderá
este senhor ser de grande ajuda para si também?
Irá mesmo rir-se, ao descobrir que somos muuuuuuuuitos Coelhos da Silva!
Sinceros cumprimentos. Marcia
Cara Marcia,
Obrigado pela sua resposta.
Quanto a autorizar, naturalmente que sim. Até breve. Cumprimentos.Virgínio"

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 01  DE OUTUBRO DE 2006

De: Virgínio Coelho da Silva

Cidade: Porto. Estado: . País: Portugal.
Para: Fórum de família.


Como hoje é Domingo, dia 1 Outubro 2006, decidi vir para a Internet e por um mero acaso lembrei-me do meu apelido "Coelho da Silva".Verifiquei com surpresa e felizmente que existe mais alguém com o mesmo apelido que eu; assim sendo indico o meu nome completo:
Virgínio Fernando Marques Coelho da Silva, filho de Fernando José Coelho da Silva e Maria Augusta Marques Correia, nascido a 29 de Março de 1957, na cidade do Porto, em Portugal. Sou casado com Maria José Oliveira Magalhães da Silva e tenho três Filhos, Tânia Emanuela Magalhães Coelho da Silva (23 Anos), André Filipe Magalhães Coelho da Silva (18 Anos) e Nuno Fernando Magalhães Coelho da Silva (8 Anos).
Dado que na vossa descrição indicam que o nome "Coelho da Silva" teve origem em Felgueiras admito que tb me poderei juntar ao "clube" pois o meu Pai é natural de Caíde de Rei, Lousada, vila que fica relativamente próximo de Felgueiras, cidade origem do do nosso nome. Cumprimentos. Virgínio Coelho da Silva.
Caro Virgínio,
Seja bem-vindo ao nosso "clube".
Nas minhas pesquisas na internet, concluí, talvez erroneamente, que o primeiro Coelho da Silva teria aparecido em Felgueiras, porque
Gonçalo Coelho da Silva, 6º senhor de Felgueiras me pareceu que era dessa região.
Mas isso pode não ser verdade, quem sabe o Júlio Pereira, que é mestre em genealogia, nos possa esclarecer.
Abs.  e grato pela participação. Egydio
 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 03  DE OUTUBRO DE 2006

De: Filomeno Giovetti Coelho da Silva

Cidade: Londres. Estado: . País: Inglaterra.
Para: Fórum de família.


Apenas outro curioso.
Sera que nas suas pesquisas nao encontrou algum relacionamento com o Manuel Coelho da Silva, Portugues de Pacos de Ferreira, que viveu em Angola?... Era meu avo; so para constatar se temos um laco familiar mais chegado. Obrigado pela atencao
Caro Filomeno,
Se você já estiver na terceira idade, é possível que seu avô seja meu tio-avô, Manoel Coelho da Silva, da Ilha da Madeira, que, segundo minha irmã mais velha com 82 anos, Deolinda, ele teria emigrado para o Brasil no final do Século 19, em seguida, se mudado para a Argentina; depois para os Estados Unidos da América.
Porém, segundo consta do inventário de meu bisavô, João Coelho da Silva, falecido em 1.912, meu tio-avô Manoel Coelho da Silva residia na Ilha da Madeira. Talvez isso constasse apenas burocraticamente, pois, ao que parece, lá estava apenas para acompanhar o encerramento do inventário. Tenho muita curiosidade em saber a saga desse meu tio-avô. Abs. e grato pela participação. Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 03 DE OUTUBRO DE 2006

De: Júlio Óscar de Carvalho Pereyra

Cidade: Avanca. Estado: . País: Portugal.
Para: Fórum de família
.


Caro Egydio
Mais uma vez aqui estou eu com uma boa novidade para todos os que fazem pesquisa genealógica e conhecem algum antepassado anterior a mais ou menos 1810.
Lendo as mensagens do Forum do Genea Portugal, detectei que o Nobiliário das Famílias de Portugal, de Felgueiras Gaio, já foi digitalizado e encontra-se à disposição dos internautas.
Todas as páginas que lhe enviei sobre os Coelhos são dessa obra. Obviamente a obra tem alguns erros, quase todos têm sido corrigidos na base de dados do GP.No que concerne aos Coelhos é melhor comparar com a base de dados especialmente nos antepassados do 1º Coelho.
Apenas um exemplo: no F. Gaio a 1ª mulher de Egas Moniz, o Aio, é D. Maior Pais da Silva, no entanto outros historiadores e genealogistas conceituados chegaram à conclusão que foi D. Dórdia Pais de Azevedo.
Pode ligar http://bnd.bn.pt  ou http://purl.pt  . Estou à disposição, como sempre, para qualquer esclarecimento.
Há algum tempo disse-lhe que o meu Pai jogou futebol aí no Brasil nos anos 40. Era conhecido por Pereyra, jogava no lugar do actual nº 10, creio que aí era "center half", pelo menos foi assim que li nalguns recortes de jornais que ele guardou. Jogou no Esporte Clube da Bahia e no Santa Cruz do Recife, foi campeão estadual nos dois clubes. Pelos jornais sei que era um exímio executante em qualquer lugar. No Bahia teve um episódio engraçado que está documentado nos jornais locias da época:
Numa final o goleiro lesionou-se com gravidade e meu Pai substituiu-o, nessa época como sabe não havia substituições, a equipa jogou com dez e ele fez uma exibição tão extraordinária que os jornalistas até escreveram que era melhor que o titular e o clube foi campeão.
Por hoje é tudo. Grato e abs. Júlio Pereyra
Caro Júlio,
1) Na minha página, sobre os ascendentes do primeiro Coelho,
http://www.ajorb.com.br/ecs-avoengos_anteriores.htm consta como esposa de Egas Moniz, o Aio, D. Dórdia Pais de Azevedo, que encontrei em algum site de Portugal. Pelo que você diz parece que é a mais provável.

2) Muito interessante, seu depoimento sobre a carreira futebolística de seu pai, Pereyra, aqui no Brasil. Isso é muito bom para resgatar um pouco mais a história do futebol no Brasil. Grato e abs. Egydio

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 06  DE OUTUBRO DE 2006

De: Tiago Alberto Coelho de Freitas

Cidade: São José. Estado: SC. País: Brasil.
Para: Fórum de família.


 Gostaria de saber de onde e o meu nome coelho, por que eu tenho planos de ir morra na europa.
Caro Tiago,
Pelas pesquisas na internet, os primeiros Coelho (s) são portugueses. Não sei, porém, quais as exigências burocráticas para se conseguir cidadania portuguesa e mudar-se para a Europa.
 Abs.  Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 15 DE OUTUBRO DE 2006

De: Júlio Óscar de Carvalho Pereyra

Cidade: Avanca. Estado: . País: Portugal.
Para: Fórum de família
.


Caro Egydio
Hoje voltei a ter oportunidade de por em dia a leitura das mensagens do
Forum.
Primeiro quero frisar que não sou mestre de coisa alguma. Evidentemente que fico muito sensibilizado por pensar assim, mas de facto sou apenas uma pessoa que tem como objectivo aprender pelo menos qualquer coisa nova por dia.
Nas minhas pesquisas tenho privado com pessoas que têm um conhecimento genealógico extraordinário e com quem muito tenho aprendido, nomeadamente o meu remoto parente Sr. José Luís Teixeira Coelho de Melo, que usa o nickname Texmel, e que frequentemente intervem no forum do Genea Portugal. É difícil estabelecer uma terra de origem dos Coelhos.
Como sabe descendemos de um filho bastardo de D. Lourenço Viegas. Sabe-se pouco da vida de D. Egas Lourenço, pensam os genealogistas que colaboraram com os editores da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira que terá sido bastante rico, mas não teve a importância política dos seus primos.

Seu neto D. João Soares Coelho deve ter acompanhado o infante, depois rei, D. Afonso ( III ) quando este casou com a Condessa de Bolonha. Sabe-se que D. João Soares foi uma pessoa muito culta para a época, era trovador emérito e terá sido quem inventou a saga de D. Egas Moniz. O rei em paga de bons serviços na conquista do Algarve fê-lo Sr. do Couto de Souto em Terras de Bouro, a norte de Braga junto à fronteira com a Galiza.
Algumas décadas mais tarde sabemos que seu bisneto, João ( Estaves ) Coelho, é Sr. do mesmo Couto que passa para a varonia dos Azevedos pelo casamento da sua filha.
Outro dos bisnetos é Pero Esteves Coelho, conselheiro de D. Afonso IV, mandado assassinar por D. Pedro I pela influência que teve na
execução de D. Inês de Castro. Seus filhos fugiram do País e, creio, só terão voltado com a morte de D. Pedro.Pensa-se que este Pero terá vivido
numa quinta em Louredo perto de Vila Nova de Famalicão e na Corte de D. afonso IV.
De Fernão Coelho até Gonçalo Coelho da Silva devem ter vivido em Felgueiras, nas Quintas de Sergude e Simães, ou na Corte em Lisboa. O Morgado de Sergude foi o dote de casamento de D. Joana ( Coelho ) de Melo, filha deste Gonçalo, com Martim Teixeira de Azevedo, o Grande.
Os seus descendentes adoptaram e mantiveram os sobrenomes Teixeira Coelho ( o meu amigo acima citado é descendente desta família ).
Com a primeira quebra de varonia, ao morrerem, em Álcacer-Quibir, Gonçalo, seu filho Aires e seu neto Francisco, e o advento dos Pinto Coelho não sei onde terão fixado residência, já que Francisco Pinto da Cunha também tinha muitos bens patrimoniais.
Com a segunda quebra de varonia e com a grande questão que a minha antepassada, D. Josefa Margarida da Silveira ( Pinto Coelho ) teve com um parente bastardo, neto de um seu irmão, que se julgava com direito à herança, o que na altura não era possível, pelo menos no referente aos títulos, senhorios e morgadios.
Os bastardos só herdavam se em vida de seu pai fossem legitimados pelo rei. Chegaram a um acordo e ao pretendente foi atribuído o Morgado de Simães. Os filhos desta senhora terão nascido em Guimarães nos domínios da famíla do seu marido.
A partir daqui as principais propriedades passaram a situar-se no Peso da
Régua e em Lamego e até ao princípio do séc XX foi onde a família viveu
alternando com Lisboa, já que eram fidalgos da Casa Real com exercício no
Paço, o que significaria que tinham regalias especiais de acesso à residência real.
É natural que o sobrenome se tenha espalhado pela região à volta de
Felgueiras, tanto a nível de Coelho, como a Coelho da Silva, aliás há
Coelhos em todo o País e há dias verifiquei, numa busca no google, que
pessoas com sobrenome Pinto Coelho aí no Brasil " é mato ".
Também penso que Coelho da Silva pode ter início no casamento de um Coelho com uma Silva ou vice-versa.
Além dos Coelho, Coelho da Silva, Pinto Coelho, Teixeira Coelho, há mais
famílias que têm mantido os seus sobrenomes: Coelho de Melo, Coelho de
Campos, Coelho de Albuquerque, Coelho de Vasconcelos, etc. 
Adianto ainda que há pessoas com o sobrenome Coelho, que não se consegue entroncar na família, ou porque se perderam documentos ou por os seus antepassados adoptarem o sobrenome do padrinho de batismo ou do senhor da terra.

Ao Virgíno Coelho da Silva aconselho, se tiver curiosidade, a coligar o
máximo de informações sobre os seus antepassados próximos e depois ou
consegue entroncá-los nos nomes que constam nos livros de famílias, vulgo nobiliários, ou tem de pesquisar nos arquivos.
Por hoje é tudo, grato, abs.
Júlio Pereyra

 

Veja as mensagens anteriores

 

FIM DOS TEXTOS DESTE FÓRUM DE FAMÍLIA

 

Fale com Egydio Coelho da Silva (via internet de qualquer comutador)

ou

 Participe e/ou fale com o coordenador deste Fórum de família (por email)

(Não esquecer de escreve o nome completo e a cidade de onde envia o email)

*Quando não consta a cidade, de onde o email foi enviado, é porque o participante se esqueceu de indicar.

 

Pensamento

Somente em nossa pátria (Brasil) pode cada seu natural e cidadão...afirmar seguramente que os portugueses foram também seus remotos avoengos". Latino Coelho.

 

 Volta a página inicial ( http://www.ajorb.com.br/ecs-nossafamilia.htm

Para se cadastrar e receber as mensagens gratuitamente ou participar deste fórum, envie email para:  Egydio Coelho da Silva  

email:  

vtmv@monteverdemg.com.br 

 

 

Se você não mais quiser receber este tipo de mensagem ou a estiver recebendo em duplicata, favor CLICAR AQUI e enviar email para Egydio Coelho da Silva  email  vtmv@monteverdemg.com.br que tirarei seu email da minha lista de endereço eletrônico.

 Observações para o bom funcionamento

deste fórum

01) O objetivo primordial desde fórum é trocar informações, idéias e opiniões sobre assunto que diz respeito as nossas famílias;

  03) Ampliar a amizade entre os participantes. 

04) Localizar familiares espalhados  pelo mundo.

 

Egydio Coelho da Silva