Família Coelho da Silva

 

Parentes também, ascendentes, com sobrenomes: Gonçalves e Figueiredo, e descendentes com os sobrenomes: Norberto, Delgado, Gouveia, Lima e Praça.

Coordenador do Fórum desta família: Egydio Coelho da Silva

FÓRUM DA NOSSA FAMÍLIA EM 02 DE JANEIRO DE 2006

De: Hanrieti Coelho

Cidade: Rio de Janeiro.  Estado: RJ.  País: Brasil.
Para: Fórum de família


Bom dia,
Continuo na busca de alguém da família do meu pai: Caranambu Valfredo Coelho, achei mais alguns referenciais. 
O Pai dele se chamava: Geraldo dos Santos nascido em: 09/10/1919, acho quer morava no RJ no bairro de Turiaçú. 
Os bisavós do meu pai: Walfredo Coelho e Aurélia Coelho. 
Se alguém tiver alguma notícia. Por favor, me avise.

 

FÓRUM DA NOSSA FAMÍLIA EM 24 DE JANEIRO DE 2006

De: José Augusto Coelho Filho

Cidade: São Paulo.  Estado: SP.  País: Brasil.
Para: Fórum de família


Prezado Egydio Coelho da Silva:
Parabéns pelo trabalho sobre genealogia da família Coelho da Silva.
Tenho interesse sobre Gonçalo Coelho, comandante náutico das 13 naus de Cabral, e seus descendentes.
Será que sou um deles?
Sou filho de José Augusto da Silva Coelho e Letícia Silva Matos.
Onde consigo informações? Grato. Atenciosamente. José Augusto Coelho Filho. Biólogo/Biomédico - CRBM 2169. Velejador FEVESP / FBVM. Mergulhador PADI.

Caro José Augusto:

Gonçalo Coelho, ao que me parece, não participou da esquadra , comandada por Pedro Álvares Cabral. Quem participou da esquadra de Cabral foi Nicolau Coelho, que comandou o navio, que primeiro teria chegado ao Brasil. Portanto, teria sido o primeiro português a colocar os pés no Brasil.

Em 1501, Gonçalo Coelho foi enviado pelo Rei Do Manuel I, com o posto de capitão-mor e comandando seis naus, numa missão à Índia.  (veja mais em http://www.ajorb.com.br/ecs-duarte_coelho.htm )

Estou convencido de que todos os "Coelhos" descendem diretamente do primeiro Coelho, Soeiro Viegas Coelho , nascido em 1160, que teve seu apelido, Coelho, acrescentado ao seu sobrenome Viegas, em razão de suas habilidades guerreiras de atacar os mouros, de forma camuflada, fazendo túneis (minas), como se fosse coelho. Com certeza, Gonçalo Coelho descende também de Soeiro Viegas Coelho.

Interessei-me por Gonçalo Coelho nas minhas pesquisas porque ele é pai de Aires Coelho, que acrescentou o sobrenome "da Silva" aos nomes de dois de seus filhos. Ele é pai também de Duarte Coelho, primeiro governador de Pernambuco. Abçs. Egydio Coelho da Silva.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 25 DE JANEIRO DE 2006 
De: Cyrilo Luciano Gomes

Cidade: Mairiporã. Estado: SP . País: Brasil.
Para: Fórum assisense.

Um abraço a voce Egydio.

O nome da Juliana.

Minha querida priminha Juliana.

...Vamos conversar um pouco sobre os Carneiros e os Carvalhos.

No Brasil os primeiros são arrolados como cristãos novos vindos de Portugal, os Carvalhos para as Minas Gerais e os Carneiros para São Paulo. 

Cristãos novos são os judeus constrangidos a se converterem ao cristianismo, sob pena de sofrerem com a Inquisição. Todavia não se pode afirmar com segurança que você descenda de judeus convertidos, pois outros portugueses vindos para o Brasil também podiam ter adotado estes apelidos, porquanto é falsa a assertiva de que apenas os novos cristãos tomaram para si nomes de árvores, de animais, etc.. 

Na época das descobertas os nomes dos portugueses possuíam a seguinte estrutura:

1. prenome,

2. o sobrenome (não obrigatório, mas usado quando fosse o caso),

3. o patronímico,

4. o nome da família ou apelido e

5. o toponímico (que também não parecia ser obrigatório).

Todavia, era ainda muito comum a adoção apenas do prenome. Esta prática é constatada no Brasil até o princípio do Século XX, tanto no registro religioso como no civil.

Entre as pessoas mais simples não havia nome de família, antes eram identificados por uma qualidade, atividade, característica física ou por outra alcunha. 

Do Concílio de Trento, no século XVI, surgiu a determinação de que os cristãos recebessem no batismo não só o prenome, mas um nome que identificasse sua família.

Portanto, os cristãos em geral, judeus convertidos, ou não adotaram apelidos de família, utilizando-se da imaginação de maneira semelhante. 

Caro Cyrilo:

Na página do site de Portugal: http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_port.php#c encontrei as seguintes informações sobre Carneiro e Carvalho:

"Carvalho

História

Nome de raízes toponímicas, foi extraído da vila da mesma designação, na diocese de Coimbra, e adoptado por Gomes de Carvalho, que viveu em meados do séc. XIII, e que foi pai de Fernão Gomes de Carvalho.

 

Carneiro

História

Embora se atribuam várias origens a este apelido, aquela que se reveste de maior verosimilhança é a toponímica, podendo ele derivar da antiga designação de umas serranias no termo do Porto ou, mais provavelmente ainda, da freguesia de Carneiro, na extinta comarca de Gestaçô."

Portanto, pelo que entendi os dois sobrenomes são toponímicos, isto é, têm origem em regiões e não seriam de judeus novos. 

Acho que a referência para se saber se o nome de família é oriundo de judeus novos seria o surgimento dele quando se deu a Santa Inquisição, principalmente na Espanha pelos reis católicos Fernando e Isabel por volta de 1.480.

Sobrenomes, que surgiram antes dessa data, me parece, teriam outra origem. 

Caro Cyrilo, concordo com você que " é falsa a assertiva de que apenas os novos cristãos tomaram para si nomes de árvores, de animais". 
Até pouco tempo atrás eu também acreditava que o sobrenome Coelho, por se tratar de animal, seria originário de algum cristão novo. 

Todavia, por pesquisa na internet descobri que o primeiro surgiu em 1.160, portanto, antes da terrível e cruel Inquisição. 

Também com relação a Figueiredo (originário de árvore, vegetal), que era o sobrenome de minha mãe, Maria Conceição Figueiredo, também entendia que deveria ter surgido de cristão novo. Todavia, naquele site citado, encontrei a informação:

Figueiredo

História

  • Família nobre originária da Beira Alta, cujo apelido nasce de raízes toponímicas. Ligado às origens desta antiga família, está uma das mais belas lendas portuguesas.
  • Segundo reza a lenda e escrevem os genealogistas, um cavaleiro de sangue Godo, chamado Guesto Ansur, natural da zona de Lafões, no tempo de Mauregato, rei das Astúrias, foi um dos cinco cavaleiros que libertaram dos mouros seis donzelas cristãs. Estas faziam parte de um tributo de cem que anualmente eram levadas ao Emir de Cordova, como preito de vassalagem.
  • A libertação das donzelas foi feita num figueiredo (assim chamavam na idade média aos figueirais), tendo o dito Guesto Ansur no maior furor da peleja quebrado a espada. Logo arrancou uma grossa pernada de figueira que se encontrava à mão, e com ela continuou a esmagar os mouros.
  • Assim ele e os companheiros mataram os mouros, ficando aquele feito perpetuado no nome do lugar, conhecido a partir daí como, Figueiredo das Donas. Hoje freguesia do concelho de Vouzela, distrito de Viseu. Dizem ainda que o dito Guesto Ansur casou com uma das donzelas libertadas...

 O estudo da genealogia é muito emocionante, pois, todas as pessoas gostam de saber sua origem. Mas o principal é que nos leva a ter visão mais ampla da história. Abçs. a todos. Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM DA NOSSA FAMÍLIA EM 05  DE FEVEREIRO DE 2006

De: Osvaldo de Jesus Morais

Cidade: .  Estado: .  País: Brasil.
Para: Fórum de família


Prezado Sr.
Belo trabalho pesquisado da família de Duarte Coelho
A minha indefinição é quanto a Matias de Albuquerque e Jerônimo de Albuquerque, os mesmos são também descendentes de Duarte Coelho.
E Duarte Coelho era cristão novo?
Aguardo sua resposta, conforme for terei mais indagações que podem trazer luz sobre essa Nobre Família. Grato. Osvaldo.

Prezado Osvaldo:

Não tenho pesquisa sobre os Albuquerque. 

Apenas sei que do casamento de Duarte Coelho com Brites de Albuquerque procede a família brasileira Coelho de Albuquerque. 

(veja mais em http://www.ajorb.com.br/ecs-duarte_coelho.htm )

O entendimento de algumas pessoas de que o sobrenome Coelho teria sido adotado por algum cristão novo não procede, pois, a inquisição se deu por volta de 1.400 e o primeiro Coelho, Soeiro Viegas Coelho, nasceu 300 anos antes, em 1.160. Duarte Coelho com certeza não é cristão novo, pois, na página http://www.ajorb.com.br/ecs-origem_familia_coelho.htm apurei sua ascendência direta paterna (de 1.400 ao ano 900).  Abçs. e grato pela participação. Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM DA NOSSA FAMÍLIA EM 08  DE FEVEREIRO DE 2006

De: Ivan Coelho da Silva

Cidade: Campinas.  Estado: SP.  País: Brasil.
Para: Fórum de família


Subject: Coelho da Silva
Boa tarde,
Achei muito interessante encontrar este site, pois me chamo Ivan Coelho da Silva. 
Moro em Campinas-SP-Brasil. Meu pai (Givan Coelho da Silva) e meu avô (Miguel Coelho da Silva) são do Nordeste do Brasil, mais especificamente do estado de Alagoas. 
Creio que poderemos trocar algumas informações sobre esta ramificação da família Coelho da Silva. Atenciosamente, Ivan Coelho da Silva.

Caro Ivan:

Talvez quem possa nos dar alguma informação seja a Márcia Beatriz Coelho da Silva Torrre do Vale que mora  em Fortaleza no Ceará e participa deste Fórum. Abçs. Egydio Coelho da Silva

FÓRUM DA NOSSA FAMÍLIA EM 18  DE FEVEREIRO DE 2006

De: Mara Cláudia da Silva Coelho

Cidade: Igarassu.  Estado: PE.  País: Brasil.
Para: Fórum de família


Gostaria de conhecer mais um pouco do sobrenome que tenho, pois, não conheço quase ninguem da familia Coelho a não ser meu pai e meu avó.

Prezada Mara:

Álvaro Coelho da Silva, nascido em 1.530, ao colocar o nome de Luiz da Silva Coelho em um de seus filhos, alterou a ordem dos sobrenomes, antecedendo “da Silva” ao Coelho.

É muito difícil saber se você descende desse Luiz da Silva Coelho ou, se por adoção de sobrenomes de pai e de mãe, você passou a ter esse sobrenome.

De qualquer forma, como você tem Coelho no sobrenome, estou convencido de que nós todos, que temos Coelho no nome de família, descendemos do primeiro: Soeiro Viegas Coelho, nascido em 1.160.

Abçs. Egydio Coelho da Silva

FÓRUM DA NOSSA FAMÍLIA EM 19  DE FEVEREIRO DE 2006

De: Nino Braz Ferreira Campos

Cidade: Paulínia.  Estado: SP.  País: Brasil.
Para: Fórum de família


Ola Egydio parabéns pelo seu trabalho.  
Apesar de não assinar Coelho da Silva, tenho o maior orgulho de pertencer esta família , o meu avô paterno, João Coelho da Silva, era fazendeiro na cidade de Mutum mg, onde esta família e imensa. 

Tenho certeza que na minha terra natal esta geração foi muito importante para economia local. Segundo o meu pai, Francisco Coelho Campos, que Deus o tenha, o meu avô transportou muitas toneladas de café para cidade vizinha chamada Aimorés, juntamente com os tropeiros daquela época. Ate breve.

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 19 DE FEVEREIRO DE 2006

De: Ignacio Solveyra

Cidade: Sao Francisco.  Estado: California.  País: Estados Unidos
Para: Fórum de família


Hola!
Estoy buscando informacion sobre don Jose Coelho de Meyrelles, quien fue el Primer Consul de Portugal en la Republica Argentina. El caso con la Argentina Maria Torres Saenz Valiente.
Obrigado

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 24  DE FEVEREIRO DE 2006

De: sofia gomes da silva

Cidade: Pesqueira.  Estado: PE.  País: Brasil.
Para: Fórum de família


ola! estou a procura da dados sobre beatriz de albuquerque (brites) para uma pesquisa sobre sua biografia. por favor se puder me conceda este presente, minha apresentação ja é na proxima semana. sem mais obrigada. beijos sofia 

Cara Sofia:
Infelizmente não tenho pesquisa sobre Brites de Albuquerque. Minha pesquisa se atém à história dos Coelho's. Sei apenas que ela se casou com Duarte Coelho, primeiro governador de Pernambuco. Portanto, deve ter sido a primeira "primeira dama" desse estado. Duarte Coelho é irmão de Aires Coelho, o primeiro que acrescentou "da Silva" aos nomes de dois de seus filhos.
Att.
Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 05  DE MARÇO DE 2006

De: Márcia Beatriz Coelho da Silva Torrre do Vale 

Cidade: Fortaleza - Estado - Ceará - País: Brasil
Para: Fórum de família


Ola Sr. Egydio!
Meu computador esta a dar erros e nao consigo escrever os acentos...
Tenho estado a ver o site muito procurado, a familia interessada...somos tantos espalhados pelo mundo, nao e mesmo?
Tenho estado a ler e acompanhar, apesar de nao ter escrito mais.
Houve mais alguma novidade em relaçao a ilha da Madeira? Pelo que entendi, ainda ha uma lacuna de uma ou duas geraçoes antepassadas por encaixar (quase certas) entre os primeiros Coelhos e o Senhor.
Eu irei na "carona" , pois como ja vimos, as paracenças sao mais que muitas e nesta altura (na tal fase que falta encaixar) penso que poderei entao encontrar ai algum irmao ou primo destes nossos antepassados que possam chegar ate meu pai, eu e meu filho.
Imagino que o Sr, ainda nao tenha ido a Portugal, ou teriamos novidades...
Como vai D. Nair? e D. Ines? Volta e meia dou por mim a lembrar-me delas, do nosso encontro tao simpatico e do carinho e alegria que elas deixaram.
Um beijinho grande a todos, Saudades. Marcia

Cara Márcia:

Recebi no último dia 22 de março da Ilha da Madeira cópias xerográficas (fotocópias):

1)    Da certidão de casamento de meus avós, João Coelho da Silva, com Anna Rosa Gonçalves Alho em 30/10/1. 892;

2)      Certidão de nascimento desse meu avô, em 11/07/1. 869, filho de (meus bisavós): João Coelho da Silva, profissão carpinteiro, casado com Martha de Jesus Pitta, “naturaes da Ilha da Madeira”; neto paterno de (meus trisavós paternos): João Coelho da Silva e Luíza Cândida; neto materno de (meus trisavós paternos): Manoel Pitta e Maria de Jesus Pitta;

3)      Certidão de óbito e inventário, em 1.912, de meu bisavô João Coelho da Silva, casado com Martha de Jesus Pitta. Nestes documentos se confirmam meus três tios-avós: Manoel Coelho da Silva, casado com Maria Vieira de Jesus, residente na Ilha da Madeira; Augusto Coelho da Silva, casado com Marcolina da Silva e Ayres Coelho da Silva, casado com Júlia da Silva, ambos residentes em lugar incerto no Brasil, inclusive conta meu avô João Coelho da Silva como já tendo falecido no Brasil, em 1.908, com 39 anos de idade. Relacionam-se todos os herdeiros, entre os quais minha avó viúva, Anna Rosa, meu pai, João (com 13 anos de idade), meus tios: Manoel (este com 10 anos residindo na Ilha em companhia do avô materno, Manoel Gonçalves Alho), José, Antônio, Maria, Marta, Ana e Matilde. Os bens relacionados mostram os valores e costumes da Ilha e é de muito importância histórica: desde “lençoes” até alguma propriedade imóvel.

Como você vê, na internet descobri meus bisavós e até os trisavós. Dei sorte. Não é fácil.
É que meus ancestrais literalmente estavam “ilhados” e é louvável o trabalho desenvolvido pelo Arquivo Regional da Madeira, departamento da Secretaria Regional do Turismo e Cultura da Madeira, que tem muitos dados disponíveis na internet.

Ainda acho que seu bisavô, Antonio Coelho da Silva, deve ser irmão ou primo de meu bisavô, João Coelho da Silva.

Vamos continuar a pesquisa. É minha intenção conhecer a Madeira ainda este ano. Quando me decidir, lhe comunicarei.

Nair e Inês também não se esquecem do encontro aí em Fortaleza e falam de sua simpatia e da atenção que você e seu marido Pedro lhes deram.

Abraços. Egydio Coelho da Silva (São Paulo-SP. Brasil).

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 05  DE MARÇO DE 2006

De: Luiz Paulo

Cidade:  - Estado: -  País: Brasil
Para: Fórum de família


Assunto: Ferreira Coelho 
Caro Egydio
Muito bom o seu site com a pesquisa da família Coelho, parabéns. 

Minha Familia também é Coelho. Na verdade Ferreira Coelho e sua origem no Brasil (me parece ser de Pernambuco, Recife) Meu trisavô era José Ferreira Coelho (1830) e minha trisavó era Emília Leopoldina Silva Coelho.

Meu Bisavô era Antônio Ferreira Coelho (1885) e minha bisavó Maria Catharina Serpa Brandão, todos pelo que sei natural de Pernambuco. 

Se você tiver alguma informação sobre estes Coelhos, agradeço. Sds. Luiz Paulo

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 18  DE MARÇO DE 2006

De: Delson Coelho

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil.
Para: Fórum de família
.

Há uma informação no site: http://www.geocities.com/lscamargo/gp/BorCer.htm 
que remonta a família a João Vasques Coelho, avô de D. Soeiro Viegas Coelho.

Informação que procede pois há alguma referencia bibliográfica sobre ele no site http://genealogia.netopia.pt 
Caro Délson:
Procurei em ambos os sites acima e não encontrei o nome de João Vasques Coelho, nem mesmo no site de busca do Google encontrei o esse nome completo.

Avô de Soeiro Viegas Coelho, o primeiro com o sobrenome Coelho, nascido em 1.160, com certeza não era, pois, seu avô paterno se chamava Lourenço Viegas, nascido em 1.110. Veja em O primeiro com sobrenome Coelho
Se você tiver mais informação, sobre esse João Vasques Coelho, que teria vivido antes de 1.160, favor retornar. Abçs. Egydio Coelho da Silva.

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 18  DE MARÇO DE 2006

De: Delson Coelho

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil.
Para: Fórum de família
.

Caro Egydio, bom dia!

Recentemente passei a interessar-me pelas origens de minha família, na busca das origens de nosso nome.

Informação sobre João Vasques Coelho no site:

 http://www.geocities.com/lscamargo/gp/BorCer.htm

1 - Caro Delson:

No site que você indica consta:

Dom S. Fernando de Castela e de sua mulher a condessa D. Maria Soares Coelho (filha de Soeiro Viegas Coelho, 1.º deste apelido na linhagem dos Viegas, tomado do seu avô João Vasques Coelho), estiveram na tomada de Sevilha em 1248.

ECS: Pelo que apurei  Maria Soares Coelho (* 1210) foi casada com  D. João Peres de Vasconcelos, o Tenreiro * (1200). Por isso, fica estranho que conste no site indicado que seu marido era D. S. Fernando de Castela, a não ser que este seja apenas título de nobreza.

 2 - ECS: No site que você indica consta:
O apelido Coelho de D. Maria Soares Coelho ela o obteve de seu avô João Vasques Coelho, assim chamado por ser senhor de uma terra denominada Quinta da Coelha.

ECS: O avô paterno de Maria S. Coelho é Egas Lourenço, que é pai de Soeiro Viegas Coelho. Portanto, a não sei de onde surgiu o nome João Vasques Coelho, que teria sido seu avô.
3 - ECS: No site que você indica consta: Soeiro Viegas Coelho é bisneto legítimo do grande Egas Moniz, rico-homem, aio de dom Affonso Henriques.

ECS: De fato se confirma na minha página (ecs-avoengos_anteriores) que Soeiro é bisneto de Egas Muniz.

5- No site que você indica consta:
 João Vasquez Coelho teria sido filho de Egas Moniz.

ECS: Isto não me parece correto. Egas Moniz era rico, importante e faz parte da história da formação de Portugal, também foi aio (professor) do rei de Portugal. A minha impressão é a de que muitos distorciam sua própria biografia para se apresentar como seu descendente direto. Daí a confusão.
Veja no quadro abaixo todos os filhos de Egas Muniz e não consta João Vasques Coelho.

*Nasc. +Morte

 Nome

Pai

Filhos

* 1080    + 1146

Egas Moniz, o Aio
Casamento I:
Com: Dórdia Pais de Azevedo * 1080

Casamento II:
Com: Teresa Afonso * 1100

Egas Moniz colocou sobrenome em seus filhos, derivado de seu nome Egas, que é Viegas (patronímico).

Pai: Monio Ermiges, senhor de Ribadouro * 1050
Mãe: Ouroana * 1060

Filhos do Casamento I:

Lourenço Viegas * 1110 cc Maria Gomes de Pombeiro cs

Afonso Viegas, o Moço * 1110 cc Aldara Pires Espinhel cs

Mem Viegas * 1100 cc N...? Cs

Rodrigo Viegas cc N... cs

Hermígio Viegas cc N... cs

Filhos do Casamento II:

D. Dórdia Viegas * 1130 cc Gonçalo Mendes de Sousa cs

D. Soeiro Viegas * 1130 cc Sancha Bermudes de Trava cs

D. Elvira Viegas * 1147 cc Pero Pais da Maia cs

Urraca Viegas * 1130 cc I Gonçalo Rodrigues de Palmeira cs cc II Vasco Sanches de Barbosa cs

Abçs. Egydio Coelho da Silva. São Paulo-SP. Brasil.

 

FIM DOS TEXTOS DESTE FÓRUM DE FAMÍLIA

 

Fale com Egydio Coelho da Silva (via internet de qualquer comutador)

ou

 Participe e/ou fale com o coordenador deste Fórum de família (por email)

(Não esquecer de escreve o nome completo e a cidade de onde envia o email)

 

Pensamento

Somente em nossa pátria (Brasil) pode cada seu natural e cidadão...afirmar seguramente que os portugueses foram também seus remotos avoengos". Latino Coelho.

 

Veja as mensagens anteriores

Fotos da família e respectivos textos

 Volta a página inicial

Para se cadastrar e receber as mensagens gratuitamente ou participar deste fórum, envie email para:  Egydio Coelho da Silva  

email:  

vtmv@monteverdemg.com.br 

 

 

Se você não mais quiser receber este tipo de mensagem ou a estiver recebendo em duplicata, favor CLICAR AQUI e enviar email para Egydio Coelho da Silva  email  vtmv@monteverdemg.com.br que tirarei seu email da minha lista de endereço eletrônico.

 Observações para o bom funcionamento

deste fórum

01) O objetivo primordial desde fórum é trocar informações, idéias e opiniões sobre assunto que diz respeito as nossas famílias;

  03) Ampliar a amizade entre os participantes. 

04) Localizar familiares espalhados  pelo mundo.

 

Egydio Coelho da Silva