Família Coelho da Silva

 

Coordenador do Fórum desta família: Egydio Coelho da Silva

 

Soeiro Viegas Coelho, o primeiro Coelho.

Em princípio todos os COELHOS são descendentes de D. Soeiro Viegas Coelho (nascido em 1.160), fidalgo e cavaleiro medieval.
Era um portucalense rico. Foi o primeiro que assumiu o sobrenome Coelho, perpetuado o apelido em seus filhos e demais descendentes.
Segundo Diogo das Chagas, Soeiro Viegas Coelho conquistou as terras de Conejo (Coelho), junto ao Douro, no tempo de D. Sancho II de Portugal, Rei de Portugal em 1185.

D. Soeiro Viegas ganhou o apelido na guerra que fazia aos mouros “com segredo e resguardo”, que “parecia ir por minas (*) por debaixo do chão a buscá-los e pelejar com eles e assim disseram a El-Rei relatando seus feitos e assaltos. 

Esta informação ao chegar ao conhecimento de D. Sancho II, "este gabou os seus feitos e assaltos", dizendo que ele, D. Soeiro, minava por baixo do chão como coelho”.
Foi considerado em 1232 como benemérito ao fazer doação de bens ao Convento de São João de Tarouca.

De D. Soeiro sabe-se que foi casado com D. Mor Mendes, filha de D. Mem Moniz de Gandarei, o primeiro a entrar em Santarém quando D. Afonso Henriques tomou a vila aos mouros.
 

(*) A palavra minas empregada aqui significa: "canal ou caminho subterrâneo que se abre para que sitiantes penetrem sob as muralhas ou trincheiras de uma cidade sitiada". 

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 24  DE JANEIRO DE 2008

De: Marcos Augusto de Athayde

Cidade: Brasília: Estado: DF. País: Brasil.
Para: Fórum de família.

 

Gostaria de saber se Egas Moniz e a Familia Coelho tem algum relacionamento em comum, isto é algum parentesco com os Athayde/Ataíde. Atenciosamente.

Caro Marcos,
Em pesquisa que fiz na internet, localizei que o primeiro
com apelido Coelho é Soeiro Viegas Coelho (nascido em 1.160). Há quem ache que o primeiro é seu pai, Egas Lourenço Coelho (nascido em 1.135). O segundo era neto de Egas Munis (nascido em 1.080) e o primeiro bisneto. Como Egas Munis teve nove filhos, pode ser possível que a família com o apelido de Athayde também seja descendente dele. Abs.  Egydio Coelho da Silva (São Paulo-SP, Brasil)

 

 


Origem família Coelho

( Texto retirado da página: http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_show.php?id=280 )

História

  • Rodeia as origens desta família toda uma série de lendas e a passagem dos séculos tonaram difíceis de desfazer.

  • A verdade, porém, é que elas nasceram de João Soares Coelho, trovador e vassalo de D. Afonso III.

  • João Coelho era descendente por via bastardia de um dos filhos bastardos de D. Egas Moniz «de Riba-Douro», e terá decidido transformar-se e aos seus representantes daquela linhagem, apesar de não terem herdado nem sequer um dos seus únicos bens patrimoniais.

  • João Soares Coelho chegou a maquilhar o momento funerário de D. Egas Moniz, para o decorar com cenas da aventura que lhe atribuíra.

  • Os Coelhos descendentes de Duarte Coelho, e que tendo sido capitães de Pernambuco, originaram os Albuquerques Coelho do Brasil usam armas diferentes, que àquele foram concedidas por carta de 6 de Julho de 1545.

  • A Nicolau Coelho, piloto e navegador que comandou a caravela Bérrio da frota que sob o comando de Vasco da Gama fez a descoberta do caminho marítimo para Índia, foram também concedidas armas novas.

 

  • FÓRUM DA NOSSA FAMÍLIA EM 09 de agosto de 2005

    Em tempo: No site de Felgueiras, encontrei o texto abaixo, em personagens históricas. Este Coelho foi importante, pois, consta que foi o primeiro dos portugueses a pisar no Brasil (Terras de Santa Cruz).

    Nicolau Coelho (Séc. XV-XVI)

    Nicolau Coelho foi um grande fidalgo e navegador português do séc. XV e XVI. Participou na expedição e descoberta do caminho marítimo para a Índia, em 1498, e na viagem de Pedro Álvares Cabral, em 1500, foi o primeiro a pisar as Terras de Santa Cruz. Nos finais de Janeiro de 1504, na viagem de regresso a Portugal, uma violenta tempestade dispersou toda a esquadra portuguesa, que acabou por ficar pelo caminho. Natural de Felgueiras, o Concelho soube homenageá-lo, imortalizando-o através da colocação de um buste, em sua homenagem, na Praça da Comunidade Lusíada, bem como uma pintura mural no edíficio Vasco da Gama

Armas
  • De ouro, um leão de púrpura, armado e lampassado de vermelho, carregado de três faixas xadrezadas de azul e ouro; bordadura de azul, carregada de cinco coelhos de prata, malhados de negro.
  • De Duarte Coelho: de ouro, um leopardo passante de púrpura acompanhado à dextra de uma cruzeta de negro, sustida de um monte de verde em ponta; chefe de prata, carregado de cinco estrelas de seis raios de vermelho, postas em faixa; bordadura de azul, carregada de cinco castelos cobertos de prata, aberta e lavrados de negro. Timbre: o leopardo do escudo.
  • De Nicolau Coelho: de vermelho, um leão de ouro armado, e lampassado de azul, sendo cada padrão rematado por um escudete de azul, carregado de cinco bezantes de prata postos em aspa. Timbre: o leão do escudo.
Ramos Familiares
Títulos, Morgados e Senhorios
Cargos e Profissões

(19-01-2003)
 

Textos que se encontram em: http://genealogia.netopia.pt/forum/

Caro Alexandre Taavares Festas


Se bem compreendo a sua pergunta, referente ao timbre, deseja saber a razão da existência do leão como timbre?
O Armorial Lusitano dá uma explicação para as armas dos Coelhos, na pág. 167:
«Descendem os Coelhos de D. Soeiro Viegas Coelho, que se diz ter sido o primeiro do seu nome, por tomar a terra de Conejo, se bem que alguns autores afirmem que que seu pai já tivera este apelido, tirado da quinta da Coelha»
Daqui se pode, talvez inferir a razão da bordadura de coelhos que existe no brasão!
Quanto ao "Leão sahinte", ele pretende significar "grande nobreza" (neste caso, a ascendência régia e imperial): o "Leão" e a "Águia" são símbolos heráldicos que simbolizam a força e o poder.
Se quiser posso-lhe indicar dois livros de heráldica:
1) Sousa Lara, António de- Genealogia, Heráldica e Ciências Sociais.
2)Marquês de Abrantes- Introdução ao Estudo da Genealogia, 1ª edição, 1992
Renovados cumprimentos
Artur João (texto extraído da página:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=131286&fview=e )

(19-01-2003- Fórum)

Caro José Luíz Teixeira Coelho de Melo
Se procura os actuais descendentes dos últimos Senhores de Felgueiras, então aconselho-o a procurar aqui em http://genealogia.sapo.pt/pessoas/pes_show.php?id=144620.

Conforme pode ver aqui no GP e no Livro de Oiro da Nobreza, Vol. III pg. 114 e 115, é por aqui que andarão os descendentes mais directos. Mas não possuo mais qualquer tipo de contacto com as pessoas em questão.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

RE: Crença no sangue régio dos Coelho

24-01-2003, 23:13

Autor: teixeira de melo      [responder para o fórum]


Caro senhor Alexandre(portuguez)
Há nos Coelhos ascendencia régia, a comprovar isso a legenda num dos tumulos que estão na capela do solar dos Coelhos em Sergude: "NÓS VENIMUS Á SANGUINE REGUM ET NOSTRO VENIUNT A SANGUINE REGES."
Segundo aporei os Coelhos têm sua ascendencia nos reis de Leão,(Dom Ordonho e Dom Ramiro) e uma filha de Estevão Coelho Foi Avó de D. Beatriz, esposa de D. Afonso conde de Barcelos. Assim descendem de reis e do seu sangue reis descendem. Uma descendente destes Coelhos, D. Joana de Mello, filha de Gonçalo Coelho da Silva, foi mulher de Martim Teixeira de Azevedo meu décimo avô. Cumprimentos. Teixeira Coelho de Melo

Volta à página inicial da família Coelho da Silva e de história do sobrenome Coelho