Ajorb on line

Os textos e fotos podem ser reproduzidos. Favor citar: "Fonte: Ajorb on line". Se desejar fotos com mais qualidade e maior resolução, telefone para:  011-3232-0270. 

pauloFa

Ajorb on line: 20 de agosto de 2.001

Falece Olympio Perrone, jornalista que muito fez pelo engrandecimento dos jornais de http://www.ajorb.com.br/aj-olympio.htm

 

São Paulo e, principalmente o bairro da Lapa, perde uma importante voz de luta com a morte, no último 17 de agosto, do jornalista Olympio Vieira Perrone, cujo falecimento deixa um vazio no jornalismo de bairro da Capital paulista. 

Olympio Perrone (a esquerda), em recente foto, cumprimentando a prefeita de S. Paulo, 

Marta Suplicy, no momento em que ela acabara de receber uma orquídea, 

oferecida pela AJORB, da qual ele era diretor.

 

Olympio nasceu no dia sete de março se 1.936 e era diretor-responsável da Revista da Região  e diretor-proprietário da Rede Paulista de Jornais.

Nós, que aprendemos a amá-lo e a respeitá-lo pelo profissionalismo, pelo carinho e pela integridade, perdemos o amigo, o profissional responsável e o companheiro sempre incansável e criativo na luta por um jornalismo de bairro, imbuído de idealismo e preocupado com seu bairro.

Perrone iniciou sua atividade profissional no distrito da zona Oeste da cidade, no final dos anos 50. Lá, ele também plantou seu coração: foram mais de 40 anos de incansável batalhada pela melhorar de vida da comunidade.

Em 1967, após oito anos de trabalho na Gazeta da Lapa, edita o quinzenal Tribuna da Zona Oeste. A arrojada concepção gráfica é uma das marcas do periódico. Empresário bem sucedido, alguns anos depois funda a Rede Paulista de Jornais e publica os jornais Tribuna da Lapa, Tribuna de Pinheiros, Tribuna da Zona Noroeste, Folha de Osasco e Jornal A Tribuna de Santo Amaro.

Incansável empreendedor, inova novamente ao criar o tablóide Jornal de Serviços, voltado ao mercado de empregados procurados e de prestação de serviços. Há mais de oito anos editava a Revista da Região.

Ao abraçar como família a comunidade da zona Oeste, investiu em diversos projetos para beneficiar a região: foi um dos responsáveis pela criação do Museu da Lapa, Museu Miguel Dell’Erba, o primeiro museu de bairro de que se tem notícia na cidade, inaugurado em 1976; foi um dos idealizadores e fundadores do Clube dos Lojistas da Lapa, em 1962; nas décadas de 60 e 70 coordenou os eventos mais importantes da região, entre eles, as decorações natalinas, os carnavais de rua e festas de aniversário da Lapa; promoveu, durante duas décadas, a escolha das Personalidades do Ano, festivais de teatro amador, desfiles cívicos, campanhas comunitárias como a iluminação a vapor de mercúrio no centro comercial da Lapa, padronização das calçadas, a criação da Praça Miguel Dell’Erba, ao lado do Viaduto da Lapa;

O árduo trabalho de Perrone pela comunidade da zona Oeste sempre teve reconhecimento dos empresários e moradores da região. Considerado o decano dos jornalistas da região.

Recentemente foi eleito, por unanimidade, Destaque do Ano pela Associação Comercial de São Paulo-Distrital Lapa, por indicação do Rotary Club São Paulo-Lapa. Nesses 40 anos de trabalho recebeu dezenas de títulos e homenagens, destacando-se Benfeitor da VIII Caravana da Amizade, da Sociedade Amigos da Cidade, em 1974; Medalha Valor Cívico de Bronze, do Governo do Estado de São Paulo, em 1975; Diploma de Gratidão da Câmara Municipal de São Paulo, em 1975; Medalha Brigadeiro José Vieira Couto de Magalhães, da Sociedade Geográfica Brasileira, em 1976; Medalha Anchieta, da Câmara Municipal de São Paulo, em 1985; Sócio honorário do Clube dos Lojistas da Lapa; Personalidade do Ano do bairro de Pinheiros, em 1990; Destaque Comunitário, do 4º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, em 2000; Destaque 2000, da Federação Brasileira das Associações de Colunistas Sociais e da Assembléia Legislativa de São Paulo,

AJORB

Perrone foi um dos principais idealizadores e um dos fundadores da Associação dos Jornais de Bairro de São Paulo e do Sindicato dos Proprietários de Jornais e Revistas dos Bairros de São Paulo, entidades que hoje representam os jornais de bairro mais expressivos e tradicionais da cidade. A tiragem conjunta desses veículos ultrapassa, hoje, um milhão de exemplares semanais.

 

FÓRUM DE JORNAIS DE BAIRRO: 01 DE JANEIRO DE 2014
De: Joel Carlos de Almeida Saraiva
.

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil

Para: Fórum sobre Jornais de Bairro


Trabalhei com o mestre Olimpio, ele foi tudo isso e muito mais. Sao passados 13 anos de sua morte e, até hoje, politico algum, prestou homenagem ao Perrone, dando seu nome a algum evento, prédio, ou via publica. Lamentável.

 

Prezado Joel,

De fato, o Olympio Perrone merece não só o registro que fizemos de seu perfil biográfico neste site da Ajorb ( http://www.ajorb.com.br/aj-olympio.htm ) mas também merece muito mais, como homenagem a um fundador da Ajorb e pioneiro em inovações na editoria de jornais de bairro.

Estou colocando este seu texto acima na página em que prestamos homenagem à sua memória.

Abs. e grato pela colaboração. Egydio Coelho da Silva

 

Veja também: Ajorb completa hoje 30 anos de existência

 Índice das notícias

  Fale Conosco

AJORB - Associação de Jornais de Bairro
Rua. Major Diogo, 622 - São Paulo - Brasil
Fone: 11-3232-0270