Ajorb on line

Os textos e fotos podem ser reproduzidos. Favor citar: "Fonte: Ajorb on line". Se desejar fotos com mais qualidade e maior resolução, telefone para:  0XX-11-3107-6702 

Ajorb on line: 06 de maio de 2003

Ângelo Sgagliusi, alegria e tristeza

* Egydio Coelho da Silva

 "Deixa uma lacuna difícil ou melhor impossível de preencher.  Deu-nos muita alegria durante sua vida e tristeza somente quando faleceu." 

Essas expressões, que parecem lugar comum, na realidade para nós da AJORB- Associação dos Jornais de Bairro de São Paulo, são as que expressam o valor e o que representou  Ângelo Sgagliusi, diretor do Jornal do Bom Retiro, que muito fez pela AJORB.

E mais, não era por responsabilidade de cargo, pois, nem cargo pleiteava na AJorb. 

 

Ângelo Sgagliusi (foto publicada em seu jornal, elaborada por seu filho, Silvio Donato Scagliusi, após seu falecimento, edição de 24-05-2003)

 

Ângelo sempre me dava alegria. Como acontecia quando apresentava idéias, executava trabalho e tinha atitude que fizeram com que a nossa entidade se engrandecesse nos últimos anos.

Elaborou o anúncio abaixo:

 

Sugeriu  que o enviasse a todos os jornais para que publicassem. A maioria gostou e  publica sempre que tem espaço. Ele, no Jornal do Bom Retiro, sempre publicou em todas as suas edições.

E mais ainda: publicava regularmente em seu jornal a seguinte sugestão: "Anuncie em jornal de bairro"  e, a seguir,  relacionava três jornais diferentes de seus colegas de outros bairros. Sua atitude chegou a ser copiada por alguns jornais de bairro. 

Isso demonstra seu espírito de coleguismo e consciência de que a união de todos é o único caminho para fortalecer os jornais comunitários de São Paulo.

Quando prestamos homenagem à prefeita Marta Suplicy com um jantar no Bixiga, Ângelo me deu muita alegria ao ter a feliz iniciativa de mandar fazer um bolo e entregar à Prefeita. 

No bolo se escreveu "Bolo Publicitário" e numa pequena fatia destacada escreveu: "Jornais de bairro",  simbolizando os 20% da verba publicitária, que sempre pleiteamos que deveriam ser destinados aos cerca de 200 jornais de bairro de São Paulo, o que nunca aconteceu até hoje. 

Ângelo me deu alegria e muito grande, quando sugeriu, editou e elaborou a Revista da Ajorb - "Somos os Jornais de Bairro", praticamente sozinho.

Mas Ângelo me deu tristeza também. Fiquei muito triste quando me encontrava distante 450 km de São Paulo e soube de seu falecimento.

Fiquei mais triste ainda quando – retornando a São Paulo – passei pelo Bom Retiro para desviar do trânsito da Marginal e, por todas as ruas em que eu passava, me ocorria que o Bom Retiro não mais seria o mesmo sem o Ângelo Scagliusi.

 Agora, porém, seu filho meu deu alegria novamente, quando me informou que, embora não seja jornalista, iria se empenhar em dar continuidade ao JORNAL DO BOM RETIRO. Fiquei alegre pelo bairro, que não perderá seu veículo.

Fiquei alegre pelo Ângelo, que lá no céu (pois o céu é o lugar dos "angelli"), também ficou alegre em ver que seu jornal continuará a circular.

Alegre fiquei também quando seu filho me solicitou que autorizasse e assumisse a responsabilidade de ser o diretor responsável do JORNAL DO BOM RETIRO, que, com  o falecimento do Ângelo, ficara sem jornalista profissional para atender ao que determina a Lei em vigor.

Foi mais uma alegria, por que assim posso pagar  uma pequena parcela de tudo que o Ângelo fez pela Ajorb.

Por isso, é que as expressões iniciais, "deixou laguna impossível de ser preenchida, a alegria que nos deu em vida e a tristeza que  deixou quando foi embora", são verdadeiras e expressam o que Ângelo representou e ele  será sempre exemplo e inspiração para nós, diretores de jornais de bairro de São Paulo.

*Egydio Coelho da Silva, MT - 10.046/73-SP é presidente da Ajorb

 

Ele se foi...

* Silvio Donato Scagliusi

Aos 71 anos, o diretor responsável deste jornal, o Sr. Ângelo Scagliusi, nos deixou neste último cinco de maio, para tristeza de sua esposa, irmã, filhos, netos, sobrinhos, genro, colaboradores e uma legião de amigos que ficaram.

Restará saudade em nossas lembranças daquele homem que sempre trazia consigo uma idéia a mais, um pensamento positivo, uma disposição imensa para se dedicar à causa do próximo, além de ter sido um pai maravilhoso, um grande amigo, sempre pronto para ajudar e um chefe de família à moda antiga, vivendo todos os problemas ao mesmo tempo,

dando o melhor de si, a qualquer custo.

Viveu a história da imprensa do grande ABC, foi de São Paulo para Santo André, por volta de 1954, com a equipe de Oswaldo Gimenez. Atuou na Rádio Clube até 1960. Naquele ano fundou o jornal O Repórter; tendo, ali, permanecido até a fusão com a Folha Metropolitana, em 1975, um pouco antes iniciou o JORNAL DO BOM RETIRO (1974), que acabou por

se estender até o bairro da Barra Funda no decorrer da vida desse jornal, participou também, no início dos anos 70, da criação do jornal O Grande Osasco, cuja parcela de colaboração também foi experimentada por aquela cidade.

Pautou sempre com muita discrição pelos caminhos que percorreu, era uma pessoa reservada que torcia pelo melhor para todos, indistintamente. Certamente sentiremos sua falta, ficando este registro de quem, em especial, o recordará com muito amor e admiração.

* (do filho Silvio Donato Scagliusi).

 

FÓRUM JORNAIS DE BAIRRO EM 19 DE NOVEMBRO DE 2005 
De: 
Clóvis Cranchi Sobrinho

Cidade: . Estado:  . País: Brasil.
Para: Fórum jornais de bairro.

 

Pesquisando na internet fiquei muito triste, em saber da morte de Angelo Scagliusi, principalmente com tanto tempo passado, tive o prazer de trabalhar com ele em 1969, no Jornal O Repórter de Santo André. 

Homem batalhador, sicero, amigo, não era patrão era um pai, lembro-me de diversas passagens pela radação da Rua Cel. Oliveira Lima, 180, 1° andar. Angelo, sempre sorridente, sempre elegante, de sua sala sempre tinha a preocupação com todos que trabalhavam na casa.

Recordo-me da sua alegria e seu entusiasmo quando as duras penas conseguiu montar as oficinas no seu querido Bom Retiro, com uma rotativa que deu muito trabalho, estive lá, esperando o jornal rodar, fizemos uma foto com quase toda equipe, mas seu Angelo, não gostava de aparecer, no grupo ele abriu o jornal cobrindo seu rosto e dignificando o nome de "O REPÓRTER" em letras azuis. Amigo Angelo Scagliusi, descanse em paz, que sua alma pura olhe por nós.

Saudades. Clóvis Cranchi Sobrinho.Jornalista.

 

 

 Índice das notícias

Volta à página principal

AJORB - Associação de Jornais de Bairro
Rua. Major Diogo, 622 - São Paulo - Brasil
Fone: (0XX11) 3107-6702
Telefax: (0XX11) 232-0270