História da fundação dos bairros do Bixiga e do Bexiga

Egydio Coelho da Silva

 

PREFÁCIO

*Candido José de Souza Neto - Candinho Neto

 

Como a data de fundação se tornou oficial

Quando no final dos anos 1990, visitei pela primeira vez a redação do "Jornal da Bela Vista", na Rua Major Diogo, 622, no coração do Bixiga/Bela Vista e visualizei e, em seguida, li, em  uma das mesas, a "História da fundação do bairro".

De imediato perguntei ao jornalista Egydio Coelho se ali  estava um texto, no qual eu poderia me basear para tornar oficial a data de fundação do bairro do Bixiga.

Ele afirmou que o seu trabalho era fruto de muita pesquisa, inclusive com a colaboração de moradores do bairro, num fórum, que mantinha na Internet, "Fórum sobre a história do Bixiga".

Não só me autorizou, mas também até me incentivou a buscar caminho capaz de finalmente comemorar a data oficial  do nosso Bixiga, bairro central da capital do Estado de São Paulo.

Bairro boêmio, gastronômico e cultural com origem na colônia italiana. O bairro precisava e merecia que tivéssemos uma data de sua fundação, comprovada com base na historia. Saí a luta e consegui sensibilizar os vereadores e a fundação, que aconteceu 1878, foi oficializada.

Passamos então a comemorá-la no dia primeiro de outubro.

Mas o sucesso das festividades fez com que não só comemorássemos o dia primeiro, mas também que se pudesse estender as festividades para o mês inteiro de outubro.

Para minha surpresa, aprofundando a pesquisa, o jornalista Egydio Coelho descobriu que existem dois bairros: o Bixiga novo, fundado em 1º de outubro de 1878, e o antigo Bexiga, fundado em 12 de outubro de 1814.

Embora a distância entre as fundações dos dois bairros seja mais de meio século, a coincidência desses fatos terem acontecido, no mesmo mês, me entusiasmou e, mais do que nunca, justificam e valorizam a importância histórica e turística das festividades, que acontecem todos os anos durante o mês de outubro.

Fiquei muito honrado ao ser convidado pelo Egydio para prefaciar este livro.

Inicialmente, temi que a nossa amizade de mais de 20 anos pudesse empanar meu prefácio, pois,  eu poderia ver valores, que pudessem não existir nesta pesquisa histórica.

Mas, ao ler e reler os originais, apenas aumentaram em muito o respeito e admiração pela obra.

Notei a preocupação com a didática do trabalho, cuja redação interpretativa é ilustrado com fotos e citações, colocadas em "box" ao lado dos textos.

Esta diagramação  evita citações em páginas finais do livro, o que, normalmente, o leitor não se dá ao trabalho de consultar.

Acrescente que, além de historiar a existência do bairro do Bexiga, anterior a fundação do atual  Bixiga,  faz uma reflexão inteligente sobre o porquê dos nomes e datas de fundação de bairros e mesmo de cidades, não  seguirem a regra de uma pesquisa histórica mais verdadeira, mas apenas se basearem em fatos, nos quais os interesses políticos e a emoção prevalecem.

Trata-se, pois, de uma obra que, com certeza, deverá ser consultada por todos aqueles que se preocupam com a história de sua comunidade, de seu bairro ou de sua cidade.

*Candido José de Souza Neto -Perfil  biográfico

jornalista profissional diplomado, bacharel em direito e Carnavalesco.

 

divulgação

A "Banda do Candinho & Mulatas" é uma referência

histórica e atual do Carnaval de São Paulo.

 

Candinho sempre teve participação ativa no Bixiga, tendo exercido por muito tempo a presidência da "SABB-Sociedade Amigos do Bixiga/Bela Vista".

Nasceu, sempre morou e trabalhou no bairro. Aqui reside com seus três filhos, nascidos no Bixiga, e a esposa, que também conheceu no bairro. Daí se sentir orgulhoso em ser um "bixiguento nato".

Recorda-se sempre de que no Bixiga trabalhou, em 1974 na Secretaria do Trabalho de São Paulo,  ao lado de Leônidas da Silva – Diamante Negro, ex-jogador da Seleção, que deu muitas glórias ao futebol brasileiro.

Nos anos 1980, trabalhou nos jornais: Popular da Tarde e Diário Popular. É criador e fundador da "Banda do Candinho & Mulatas", que vem, de longa data, animando o carnaval de rua do Bixiga/Bela Vista e do centro de São Paulo.

Seu nome está ligado ao fortalecimento do Carnaval em São Paulo, pois a "Banda do Candinho" é uma das mais antigas bandas paulistanas e se iniciou, quando o carnaval ainda era muito fraco na capital paulista.

A partir do ano de 2007 criou o Festival Oficial de Aniversário do bairro com a realização, durante o mês de outubro, de vários eventos sócio-esportivos e culturais e em homenagem a pessoas físicas e jurídicas, que se destacam ao trabalharem pelo progresso e por mais qualidade de vida no bairro.

Volta à página inicial "História da fundação..."